Desde que o Google colocou o conceito de segurança psicológica de equipe no centro das atenções, muitos repetiram e escreveram como é e como se sentem quando existe segurança psicológica. Mas poucos avaliaram como acerelar este processo numa equipe. E no final, é isso que fará a diferença e elevará o desempenho da equipe.
O Google passou dois anos investigando o que realmente faz uma equipe ser ótima. Julia Rozovsky, que liderou o projeto de Aristóteles (“O todo é maior que a soma das partes”) (Rozovsky, 2015), concluiu que o elemento mais importante que separa as equipes de alto desempenho das médias é o nível de segurança psicológica na equipe. Confiabilidade, significado, impacto, estrutura e clareza também eram importantes, mas a segurança psicológica da equipe era quatro vezes mais significativa. O Google publicou esses resultados em 2015 e, desde então, inúmeros artigos e blogs relataram a "nova" descoberta, muitas vezes simplificando o que representa a segurança psicológica nas equipes. Uma manchete dizia que a chave para as equipes de alto desempenho era “ser gentil com os outros”. Na verdade, não é bem isso.
Há mais de 20 anos, Amy Edmondson, professora de liderança e administração de Harvard, descreveu a segurança psicológica de equipe como “uma crença compartilhada pelos membros de uma equipe em que há segurança para assumir riscos interpessoais” (Edmondson, 1999). A segurança psicológica da equipe não é um fim em si; na verdade, é o ingrediente necessário que permite que uma equipe aprenda. E quando uma equipe é capaz de aprender, seu desempenho continuará melhorando.
Muitos especialistas entraram na onda e começaram a escrever sobre a segurança psicológica das equipes, mas apenas oferecendo casos interessantes e descrições de como as equipes com alta segurança psicológica se parecem. E direcionando todas essas informações para o líder da equipe, como se o líder da equipe fosse o único que impacta a segurança psicológica da equipe. Se a segurança psicológica da equipe é tão importante e realmente faz a diferença no desempenho da equipe, como isso pode ser desenvolvido em uma equipe? Muito poucos conselhos concretos estão disponíveis...