Caros leitores,
o Action Learning é uma metodologia para resolução de problemas complexos, importantes e urgentes, assim como nutre o desenvolvimento de habilidades de liderança.
Muitas são as disciplinas que contribuíram para o desenvolvimento desta metodologia, concebida originalmente por Reg Revans na década de 1950. Em 1995, Reg Revans conhece Michael J. Marquardt, e o encontro destes dois estudiosos dá origem à metodologia tal qual a apresentamos neste dossiê.
Considero muito importante trazer esta metodologia para nossos leitores, pois acredito que é no estudo de diversas abordagens, metodologias e bases teóricas, que cada um poderá, fazendo testes em sua prática, construir seu próprio “jeito” de trabalhar, de aplicar seu “Coaching”, sempre com a finalidade de proporcionar ao cliente, um ambiente de profundo questionamento de certezas, posições, crenças, para que possa olhar para seus desafios e problemas com um olhar analítico e estruturado, que lhe permita construir novas portas que levem à outras paisagens.
Marcia Yokota, amiga já de bons anos, era a pessoa ideal para coordenar este dossiê. Estudiosa, focada, determinada e grande entusiasta das abordagens que ecoam em seu coração, ela reuniu um grupo de pessoas que, com seus artigos, nos brindam com uma visão mais profunda do que seja o Action Learning, o aprender na prática, trazendo a riqueza do trabalho em pequenos grupos, onde as perguntas fazem toda a diferença.
Como outras metodologias que já apresentamos na revista, esta também nos convida a sair da caixa, expandir o olhar, desapegar o velho jeito de fazer as coisas, dos modelos consolidados de pensar e agir, para investir na consciência do grupo, e que este possui todas as respostas de que precisamos.
Tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 05/03/2019