revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #7 - Dezembro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O elemento transformador

Quem já não ouviu falar ou leu algum artigo recentemente sobre o que é ser líder, qual o seu papel, o que ele faz e que os outros não fazem e qual sua importância? Kenneth Blanchard, autor de diversos livros sobre lideran­ça e motivação disse em uma de suas palestras - "- não existem líderes na­turais".

Isso porque os chamados “líderes na­turais” são apenas pessoas autoritá­rias e com sede de poder que não se encaixam mais no perfil exigido atual­mente pelas corporações, como a ne­cessidade de adaptações e inovações para comandar uma organização e/ou equipes e setores inteiros.

Nesse contexto, questões como a bus­ca pelas melhores técnicas, a forma adequada para colocá-las em prática, sua importância para a organização e para os colaboradores, estão diaria­mente na pauta do dia das empresas. E é nesse cenário que surge a figura do Gestor Coach, como um elemento transformador nas relações do am­biente organizacional.

Primeiro, para ficar claro o papel do Gestor Coach é preciso saber o que o termo Coaching significa no mundo executivo. Na administração, Coaching pode ser definido como um processo que objetivava fazer acontecer através dos outros, aumentando a motivação e o engajamento da equipe por adotar uma forma estimulante para lidar e se comunicar com a equipe e que resulta em um modelo de gestão mais partici­pativo e integrador.

Qualquer bom gestor utiliza o feedba­ck contínuo para melhorar o desempe­nho dos colaboradores, no entanto só com o feedback o gestor não consegue a mudança necessária na velocidade exigida hoje pela concorrência. Então o processo de Coaching é a fer­ramenta que facilita a conver­sa de desenvolvimento, o que o gestor precisa fazer depois do feedback dado. Para se ter ideia da importância disso, uma pesquisa da Conference Board, de Nova Iorque, com empresas americanas e europeias identi­ficou que em 60% das compa­nhias o feedback insuficiente é a principal causa do mal desem­penho dos funcionários.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Humanizar a comunicação: reivindicar e pesquisar práticas comunicativas humanizadas

“[Comunicar] trata-se de fazer o outro chegar perto da emoção e da força do vivido.” Ciro Marcondes Filho (2019, p. 26) Quando observamos a circulação do termo “comunicação” acompanhado de adjetivos que reforçam suas qualidades subjacentes, entendemos que pode haver uma ponta de denúncia e outra de reivindicação. Denúncia de uma comunicação mecânica, automática e... leia mais

14 minutos

Gestão de crise nas organizações: a necessidade da inteligência emocional em todas as etapas

Nunca fomos tão desafiados a gerenciar crises como no cenário atual. A pandemia causada pela COVID-19 trouxe um enorme desafio global, onde vida e morte estavam e ainda estão no centro das decisões mundiais. Dilemas de ordem política, econômica e ideológica tornaram-se evidentes, e crises diplomáticas surgem na corrida pelas respostas e soluções de enfrentamento. No campo mais... leia mais

14 minutos

Responsabilidade Social: o olhar de quem cuida

Só há uma norma pela qual uma época pode ser justamente julgada: em que medida ela permitiu o desenvolvimento da dignidade humana? Romano Guardini Assim como toda empresa é mais que uma atividade econômica, é, antes de tudo uma atividade dirigida por pessoas a serviço da sociedade, entendo que toda profissão – seja ela qual for -, carrega em si uma responsabilidade... leia mais

15 minutos

Os Fundamentos Generativos dos Resultados nas Organizações

Vendo Organizações com Novos Olhos Como seres humanos, sempre vivemos no mundo que podemos ver. Também convivemos com o que os psicólogos chamam de "cegueira cognitiva". Cegueira é a condição em que não sabemos o que não sabemos. Por exemplo, eu não fui treinado como médico, então eu não tenho as distinções, os "olhos" para ver o que um médico pode ver. O médico vê corpos de... leia mais

16 minutos

Tempos Pós-Normais: A Mudança está Mudando

“Existem dois tipos de mudança: a que nos acontece e a que fazemos acontecer.” Rosa Alegria Estamos entrando numa nova era da história. Saindo de um modelo que não estava dando certo – entrando num outro que ainda está por mostrar a que veio, nos defrontamos com o mais alto grau de incerteza já vivido, inaugurado pela pandemia covid19. O contato da experiência... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium