Quem j n o nbsp ouviu falar ou leu algum artigo recentemente sobre o que ser l der qual o seu papel o que ele faz e que os outros n o fazem e qual sua import ncia Kenneth Blanchard autor de diversos livros sobre lideran a e motiva o disse em uma de suas palestras - - n o existem l deres na turais Isso porque os chamados l deres na turais s o apenas pessoas autorit rias e com sede de poder que n o se encaixam mais no perfil exigido atual mente pelas corpora es como a ne cessidade de adapta es e inova es para comandar uma organiza o e ou equipes e setores inteiros Nesse contexto quest es como a bus ca pelas melhores t cnicas a forma adequada para coloc -las em pr tica sua import ncia para a organiza o e para os colaboradores est o diaria mente na pauta do dia das empresas E nesse cen rio que surge a figura do Gestor Coach como um elemento transformador nas rela es do am biente organizacional Primeiro para ficar claro o papel do Gestor Coach preciso saber o que o termo Coaching significa no mundo executivo Na administra o Coaching pode ser definido como um processo que objetivava fazer acontecer atrav s dos outros aumentando a motiva o e o engajamento da equipe por adotar uma forma estimulante para lidar e se comunicar com a equipe e que resulta em um modelo de gest o mais partici pativo e integrador Qualquer bom gestor utiliza o feedba ck cont nuo para melhorar o desempe nho dos colaboradores no entanto s com o feedback o gestor n o consegue a mudan a necess ria na velocidade exigida hoje pela concorr ncia Ent o o processo de Coaching a fer ramenta que facilita a conver sa de desenvolvimento o que o gestor precisa fazer depois do feedback dado Para se ter ideia da import ncia disso uma pesquisa da Conference Board de Nova Iorque com empresas americanas e europeias identi ficou que em das compa nhias o feedback insuficiente a principal causa do mal desem penho dos funcion rios Nesse contexto o Gestor Coach n o oferece solu es ou respos tas prontas e j testadas mas se comunica usando muitas per guntas abertas para estimular a reflex o de cada membro da equipe no que diz respeito aos seus valores habilidades metas e compet ncias que necessitam ser aprimoradas Este um novo tipo de lideran a que surgiu para suprir a necessi dade de um mercado em cons tante transforma o no qual o foco de n o s levar a orga niza o para um novo...