Cada vez mais estamos procurando alternativas e estratégias para tornar nosso dia mais produtivo e eficiente. Na verdade, temos uma grande quantidade de “afazeres”, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Ainda mais como um profissional Coach pois, além de Coach, você também é um Empreendedor e Empresário. Isso se você decidiu viver dessa linda profissão de forma “autônoma”. Afinal você tem um negócio para gerenciar. Talvez se fosse só se “preocupar” em fazer Coaching, seria mais fácil. Mas sabemos que existem mil outros “afazeres” que drenam horas do nosso dia.
Me recordo de 2010, quando me formei em Life Coaching. Na segunda-feira seguinte estava “doido” para transformar o mundo. E assim fui, prospectando futuros coachees para fazer o pro bono. Até aí, tranquilo! Com o passar do tempo, comecei a observar pontos importantes do negócio que eu precisava gerenciar e que naquele momento eu não estava “prestando a atenção”. Pontos como:
- Prospecção - estratégia de trazer clientes;
- Gerenciamento do meu site e redes sociais;
- Gerenciamento da minha agenda com o coachee;
- Follow-up das ações e tarefas do coachee;
- Elaboração de documentos de contrato;
- Elaboração de pesquisa de satisfação do coachee;
- Remarcar sessões e encontrar “vaga” na minha agenda e do coachee;
- Contas a pagar e receber - fluxo de caixa.
Aí me senti encurralado, sem opção… E assim, talvez como você, fui atrás de ferramentas para me ajudar neste processo. E para minha surpresa, descobri que até existem ferramentas específicas para os profissionais Coaches, mas naquele momento não poderia fazer tal investimento, afinal estava fazendo outras formações, como por exemplo: especialista em interpretação de Mapas Comportamentais (ferramentas de assessments).