Vamos começar este artigo com algumas perguntas. Você seria capaz de se lembrar de uma história ou fato importante que o frustrou, lhe trouxe sofrimento e afetou o caminho de vida que você havia sonhado? O que aconteceu? Procure se lembrar dos detalhes e dos piores aspectos desta história. Como você se sentiu? Como reagiu? Como foi prejudicado? Houve algo irreparável? Restaram cicatrizes? Muito bem. Agora pare por 30 segundos, feche os olhos e procure observar seu “estado corporal” ao acessar esta memória. O que você sentiu ao relembrar de fatos que o fizeram sofrer no passado?
Você está vivo e está presente para este momento. Então, agora vamos olhar para a mesma história por uma outra ótica: Você já se perguntou o que lhe permitiu sobreviver e chegar até aqui? Como você superou os desafios daquela época? Quais forças, talentos e capacidades emergiram de você? O que você aprendeu e ensinou a partir deste fato? Os erros o fizeram prestar mais atenção e cuidados em áreas específicas? Em que momento você percebeu que havia recuperado sua vitalidade, esperança, gana e poder para dar um passo e outro e depois outro para além das barreiras e dos dramas? Como esta história contribuiu para quem você se tornou? Você consegue identificar aspectos desta história que o fazem se sentir vitorioso, capaz, orgulhoso, em paz e feliz com você mesmo? Você é capaz de apreciar mais uma vez esta história e encontrar motivos para agradecer? Muito bem.
Vamos fazer mais uma pausa de 30 segundos com os olhos fechados. Observe seu corpo, suas emoções e seus sentimentos. Você consegue identificar alguma diferença entre o seu estado anterior e seu estado atual depois que mudamos as perguntas sobre a mesma história? Minha intenção foi fazê-lo perceber que a sua “linguagem cria categorias de significados que abrem novos mundos a serem explorados”, como propõe Benjamin Zander. E isso é possível de ser experimentado a partir de uma mesma história. Se você conseguiu olhar para esta sua história livre de conflitos, se dar uma nota “A”, celebrar e agradecer os seus feitos, você acabou de entrar no reino das possibilidades.