revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #65 - Outubro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar

Nosso coach João nos traz a seguinte questão:
“Não raro, quando inicio um processo de Coaching Executivo, meus clientes me pedem para fazer uma revisão em seus CVs e alguns deles pedem que eu também faça uma análise crítica de seus perfis em mídia social como LinkedIn. Minha dúvida é se isso é papel do Coach, e se ao dizer não, eu estarei deixando de servir ao meu cliente?”

Meu caro, coach João, ao me debruçar sobre sua questão, me recordei de Jenny Rogers, uma das mais conhecidas e experientes coaches da Inglaterra, com mais de 26 anos de prática em coaching executivo, e um de seus livros, "Great Answers do Tough CV Problems" (Grandes Respostas para Problemas Difíceis do CV). Este livro, segunda a autora, foi escrito com a intenção de tirar o mistério de como escrever um VC. Ele mostra como construir um currículo a partir do zero, começando por decidir se o trabalho é o certo para você, apresentando-lhe uma série de ferramentas para criar sua "marca" pessoal.

A partir desta declaração da autora, penso que a resposta à sua pergunta tem tudo a ver com a forma que você vai apoiar o seu cliente.
Caso você faça sugestões desde que formato utilizar e quando usar um em vez de outro, ensinando como fazer uso da linguagem críptica especial do CV, com muitos modelos e exemplos de como outras pessoas resolveram os mesmos problemas, você seguramente estará se distanciando do papel do coach, assumindo, quem sabe, o papel do consultor. 

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 131

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: tenho percebido um padrão de comportamento meu quando trabalho com cliente que processam seus pensamentos falando. Em geral essas pessoas falam bastante, pensam alto, mudam de uma ideia a outra. Não é raro que para que eu possa fazer alguma intervenção eu acabe interrompendo a cliente. Além disso, quando “tomo a palavra” acho que acabo falando... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 130

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou conduzindo o processo de coaching de carreira com uma senhora 25 anos mais velha que eu. Ela foi uma executiva importante, chegando a sócia em renomada consultoria, e agora se diz perdida diante da aposentadoria compulsória. Ela ainda tem muita energia e vontade de contribuir, mas não sabe que direção seguir. Com menos experiência e... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 129

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou me capacitando em coaching para realizar uma transição de carreira (de profissional de Gente e Gestão de um grande banco para Coach Profissional). Ainda trabalho muitas horas lidando com as demandas que meu cargo exige e como a formação em coaching que estou cursando requer que eu tenha clientes de coaching para praticar, optei por exercer... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 127

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: meu cliente de coaching executivo é o representante da filial brasileira da companhia e está se preparando para um momento importante: apresentação a todos os 1.000 funcionários aqui no Brasil sobre os fracos resultados em 2023 e perspectivas para o próximo ano. Acredito que preparar meu cliente para essa exposição é um trabalho de mentoria.... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 126

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou muito surpreso com a falta de interesse do líder do meu cliente no processo de coaching. Ele não participou da reunião de briefing e em um intervalo de tempo de três semanas foi incapaz de encontrar 45 minutos para falar de seu liderado. Com mais de 5 anos de experiência como coach executivo sei que a perspectiva que o gestor tem de seu... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium