revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #65 - Outubro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 65

Olá!

“Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado”. Esta é uma das muitas definições que podemos encontrar para definir Marketing.

Muitas pessoas associam a palavra Marketing apenas com Propaganda. Marketing é uma disciplina muito rica e muito bonita, que visa até mesmo antever necessidades de um mercado e construir produtos que possam satisfazer estas demandas, que não existiam, mas foram estimuladas e criadas.

Nesta edição, falamos sobre Marketing de Relacionamento, que engloba estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca.

No passado, pouco se falava em relacionamento com o cliente, pois as pessoas consumiam o que havia, o que estava disponível. Pense na famosa frase de Henry Ford:
O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto."

O motivo para os carros serem todos pretos naquela época é que a tinta preta era mais barata e secava mais rápido, o que permitia acelerar o processo de montagem. Desta forma, o foco não estava no cliente, mas no processo. O cliente participava apenas do processo de compra e, como as ofertas eram muito reduzidas, estava nas mãos de quem produzia.

Hoje temos centenas, por vezes milhares de produtores de determinados produtos e serviços. Agora o cliente pode escolher. E neste momento, surge a necessidade de ouvir o cliente, de criar uma relação positiva e construtiva com o futuro cliente, com o objetivo de fechar uma venda.

Com o Coaching enquanto serviço não é diferente, e precisamos criar uma relação com pessoas que podem vir a ser futuras clientes.

Acompanhe este dossiê, que Dirlene Perez coordenou com muito afinco e determinação, trazendo profissionais diversos para compor um rico mosaico sobre o Marketing de Relacionamento. Mergulhe nesta leitura, pois estou certo de que tirará muitos aprendizados para sua vida e seu negócio.

Boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 04/10/2018
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 100

Caros leitores, tenho tanto a compartilhar, falar, comentar, e ao mesmo tempo, um cansaço me invade a alma. Vivemos em uma sociedade que cultua a felicidade fácil, eterna, incondicional, que até originou o termo felicidade tóxica. Vivemos os tempos do empreendedorismo rumo ao sucesso, onde em vídeos e textos, experiências fantásticas são compartilhadas, do zero aos múltiplos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 99

Caros leitores, falar sobre Burnout é muito importante, ainda mais em tempos de confinamento, isolamento social e uma sobrecarga de trabalho cada vez mais relatada e comentada. Quando defino um tema para o dossiê, o primeiro passo é eleger quem fará a coordenação, função mais que fundamental, pois esta figura, além de notório saber sobre o assunto, necessariamente precisa possuir... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 98

Caros leitores, foi no dia 26 de fevereiro de 2021 que Christine Bona De Napoli, em uma conversa que tivemos no WhatsApp, me propõe um dossiê sobre Codesenvolvimento. Começamos a papear,  e ela, apaixonadamente, começa a falar sobre a metodologia, origem, fundadores e as possibilidades que esta abordagem pode trazer para o mundo do Coaching e de quem trabalha com Desenvolvimento Humano... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 97

Caros leitores, esta é uma edição especial e comemorativa. Ela marca os oito anos desta caminhada, iniciada em uma viagem que fiz a Canela, no Rio Grande do Sul, para participar de uma formação em Storytelling, que também já foi tema de um dossiê. Naquela ocasião, já com minha consultoria há 5 anos, pensava em minha vida e carreira, e sentia que havia um espaço a ser... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 96

Caros leitores, em seu artigo, Carolina Messias e Michelle Prazeres citam o sociólogo francês Philippe Zarifian, que conceitua o termo “comunicação autêntica” como: “um processo pelo qual se instaura uma compreensão recíproca e se forma um sentido compartilhado, resultando em um entendimento sobre as ações que os sujeitos envolvidos são levados a assumir juntos ou de maneira... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium