revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #65 - Outubro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 65

Olá!

“Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado”. Esta é uma das muitas definições que podemos encontrar para definir Marketing.

Muitas pessoas associam a palavra Marketing apenas com Propaganda. Marketing é uma disciplina muito rica e muito bonita, que visa até mesmo antever necessidades de um mercado e construir produtos que possam satisfazer estas demandas, que não existiam, mas foram estimuladas e criadas.

Nesta edição, falamos sobre Marketing de Relacionamento, que engloba estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca.

No passado, pouco se falava em relacionamento com o cliente, pois as pessoas consumiam o que havia, o que estava disponível. Pense na famosa frase de Henry Ford:
O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto."

O motivo para os carros serem todos pretos naquela época é que a tinta preta era mais barata e secava mais rápido, o que permitia acelerar o processo de montagem. Desta forma, o foco não estava no cliente, mas no processo. O cliente participava apenas do processo de compra e, como as ofertas eram muito reduzidas, estava nas mãos de quem produzia.

Hoje temos centenas, por vezes milhares de produtores de determinados produtos e serviços. Agora o cliente pode escolher. E neste momento, surge a necessidade de ouvir o cliente, de criar uma relação positiva e construtiva com o futuro cliente, com o objetivo de fechar uma venda.

Com o Coaching enquanto serviço não é diferente, e precisamos criar uma relação com pessoas que podem vir a ser futuras clientes.

Acompanhe este dossiê, que Dirlene Perez coordenou com muito afinco e determinação, trazendo profissionais diversos para compor um rico mosaico sobre o Marketing de Relacionamento. Mergulhe nesta leitura, pois estou certo de que tirará muitos aprendizados para sua vida e seu negócio.

Boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 04/10/2018
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 88

Caros leitores, Quando analisamos a base de conhecimento que desenvolvemos sobre o nosso funcionamento, é muito interessante notar que estamos apenas beliscando a casca do ovo desta sabedoria. Teóricos e pesquisadores estão produzindo novos modelos que nos auxiliam a compreender melhor como funcionamos e de que forma podemos diminuir nossas limitações para realçar os potenciais. No... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 86

Caros leitores, que tema mais pertinente para o momento que vivemos. Vulnerável!!! O que significa isto? Segundo a etimologia, vulnerável vem do Latim VULNERABILIS, “o que pode ser ferido ou atacado”, de VULNERARE, “ferir”, de VULNUS, “ferida, lesão”, possivelmente de VELLERE, “rasgar, romper”. Assim, estar vulnerável é estar em uma posição desconfortável pois nos... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 85

Caros leitores, este ano de 2020, não começou de forma tranquila como todos os outros. Entenda aqui este “tranquila” como aquela “normalidade” que nos permite fazer planos “normais”, como emagrecer, fazer exercícios, aprender inglês, etc. Agitações intensas na política, mudanças de rumo na economia, a escalada de uma intolerância e agressividade sem precedentes na sociedade,... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 84

Caros leitores, ahhhhh, a tal Felicidade. Tão cantada em versos e prosas e que cada vez mais ouvimos falar dela. Talvez as pessoas estejam buscando uma felicidade mais autêntica, legítima, e não apenas compensações momentâneas obtida em prazeres fugazes. Sim, muitos dos prazeres que temos na vida são reais e legítimos e precisamos atentar para não os transformar em elementos... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 83

Caros leitores, este tema chega em um momento muito especial, não somente para nós, coaches, mas para a própria humanidade que vive um divisor de águas em sua história. Há muitos anos que pesquiso a questão dos “valores” como um ponto fundamental da estruturação de uma cultura. Com o aprofundamento da pesquisa sobre o autodesenvolvimento, os valores se mostraram ainda mais... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium