revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #65 - Outubro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 65

Olá!

“Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado”. Esta é uma das muitas definições que podemos encontrar para definir Marketing.

Muitas pessoas associam a palavra Marketing apenas com Propaganda. Marketing é uma disciplina muito rica e muito bonita, que visa até mesmo antever necessidades de um mercado e construir produtos que possam satisfazer estas demandas, que não existiam, mas foram estimuladas e criadas.

Nesta edição, falamos sobre Marketing de Relacionamento, que engloba estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca.

No passado, pouco se falava em relacionamento com o cliente, pois as pessoas consumiam o que havia, o que estava disponível. Pense na famosa frase de Henry Ford:
O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto."

O motivo para os carros serem todos pretos naquela época é que a tinta preta era mais barata e secava mais rápido, o que permitia acelerar o processo de montagem. Desta forma, o foco não estava no cliente, mas no processo. O cliente participava apenas do processo de compra e, como as ofertas eram muito reduzidas, estava nas mãos de quem produzia.

Hoje temos centenas, por vezes milhares de produtores de determinados produtos e serviços. Agora o cliente pode escolher. E neste momento, surge a necessidade de ouvir o cliente, de criar uma relação positiva e construtiva com o futuro cliente, com o objetivo de fechar uma venda.

Com o Coaching enquanto serviço não é diferente, e precisamos criar uma relação com pessoas que podem vir a ser futuras clientes.

Acompanhe este dossiê, que Dirlene Perez coordenou com muito afinco e determinação, trazendo profissionais diversos para compor um rico mosaico sobre o Marketing de Relacionamento. Mergulhe nesta leitura, pois estou certo de que tirará muitos aprendizados para sua vida e seu negócio.

Boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 04/10/2018
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 79

Caros leitores, Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha. Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium