Olá!
“Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado”. Esta é uma das muitas definições que podemos encontrar para definir Marketing.
Muitas pessoas associam a palavra Marketing apenas com Propaganda. Marketing é uma disciplina muito rica e muito bonita, que visa até mesmo antever necessidades de um mercado e construir produtos que possam satisfazer estas demandas, que não existiam, mas foram estimuladas e criadas.
Nesta edição, falamos sobre Marketing de Relacionamento, que engloba estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca.
No passado, pouco se falava em relacionamento com o cliente, pois as pessoas consumiam o que havia, o que estava disponível. Pense na famosa frase de Henry Ford:
“O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto."
O motivo para os carros serem todos pretos naquela época é que a tinta preta era mais barata e secava mais rápido, o que permitia acelerar o processo de montagem. Desta forma, o foco não estava no cliente, mas no processo. O cliente participava apenas do processo de compra e, como as ofertas eram muito reduzidas, estava nas mãos de quem produzia.
Hoje temos centenas, por vezes milhares de produtores de determinados produtos e serviços. Agora o cliente pode escolher. E neste momento, surge a necessidade de ouvir o cliente, de criar uma relação positiva e construtiva com o futuro cliente, com o objetivo de fechar uma venda.
Com o Coaching enquanto serviço não é diferente, e precisamos criar uma relação com pessoas que podem vir a ser futuras clientes.
Acompanhe este dossiê, que Dirlene Perez coordenou com muito afinco e determinação, trazendo profissionais diversos para compor um rico mosaico sobre o Marketing de Relacionamento. Mergulhe nesta leitura, pois estou certo de que tirará muitos aprendizados para sua vida e seu negócio.
Boa leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 04/10/2018