revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #65 - Outubro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 65

Olá!

“Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado”. Esta é uma das muitas definições que podemos encontrar para definir Marketing.

Muitas pessoas associam a palavra Marketing apenas com Propaganda. Marketing é uma disciplina muito rica e muito bonita, que visa até mesmo antever necessidades de um mercado e construir produtos que possam satisfazer estas demandas, que não existiam, mas foram estimuladas e criadas.

Nesta edição, falamos sobre Marketing de Relacionamento, que engloba estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca.

No passado, pouco se falava em relacionamento com o cliente, pois as pessoas consumiam o que havia, o que estava disponível. Pense na famosa frase de Henry Ford:
O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto."

O motivo para os carros serem todos pretos naquela época é que a tinta preta era mais barata e secava mais rápido, o que permitia acelerar o processo de montagem. Desta forma, o foco não estava no cliente, mas no processo. O cliente participava apenas do processo de compra e, como as ofertas eram muito reduzidas, estava nas mãos de quem produzia.

Hoje temos centenas, por vezes milhares de produtores de determinados produtos e serviços. Agora o cliente pode escolher. E neste momento, surge a necessidade de ouvir o cliente, de criar uma relação positiva e construtiva com o futuro cliente, com o objetivo de fechar uma venda.

Com o Coaching enquanto serviço não é diferente, e precisamos criar uma relação com pessoas que podem vir a ser futuras clientes.

Acompanhe este dossiê, que Dirlene Perez coordenou com muito afinco e determinação, trazendo profissionais diversos para compor um rico mosaico sobre o Marketing de Relacionamento. Mergulhe nesta leitura, pois estou certo de que tirará muitos aprendizados para sua vida e seu negócio.

Boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 04/10/2018
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 132 - Construindo sua Marca Pessoal

Olá, Mais uma vez aqui para apresentar nossa edição de número 132, cujo dossiê traz o tema “Construindo sua Marca Pessoal”. Este tema é muito importante, especialmente nos dias de hoje, onde as pessoas precisam se diferenciar para conquistar seu espacinho ao sol, em um ambiente altamente competitivo. Liguei para o amigo Calebe Luo e o convidei para a coordenação de um... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 131 - Assédio

Olá, nessa edição trazemos um tema muito importante e, longe de ser novo, tem ganhado espaço na mídia e nas postagens do Linkedin. Trata-se do Assédio na organização. Assédio, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade,... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 130 - Sobre o Essencial

Olá, como você que nos acompanha já deve ter percebido, nossos dossiês vão aprofundando questões importantes sobre Ser Humano, e nossa temporária jornada nesse planeta. Estamos a três meses falando sobre o “Essencial”, sob diferentes abordagens. Ficou claro como consideramos isso importante? À medida que o tempo vai passando e vamos envelhecendo, é recomendável... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 129 - Essencial - parte 2

Olá, nessa parte 2 falando sobre leituras essenciais para quem se dedica a pesquisa e descoberta do mundo maravilhoso do desenvolvimento humano, fiz a seleção por temas de edições. Confesso que revisitar cada edição foi uma viagem no tempo, lembrando como cada edição foi concebida, quem e porque foi convidado a escrever, como as conversas se desenrolaram, a primeira leitura... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 128

Olá, Esse início de ano resolvi inovar. Sim, fazer diferente, ouvir as emoções, os acontecimentos, o entorno e o mercado. 2023 foi um ano muito desafiador para a revista, com as mudanças políticas, crises internacionais e muitas empresas fazendo cortes, reestruturações, e buscando novas fórmulas para o “fazer mais com menos”. Em novembro tivemos nossas contas do Instagram... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium