“Ninguém ama o desconhecido”. Esta frase dita por um filósofo grego, alguns séculos antes de Cristo, explica claramente o conceito de imagem. Sempre cito nas aulas e palestras a minha frase preferida sobre posicionamento da marca e imagem: “Não adianta ser o melhor profissional/coach desconhecido do mercado”! Pois hoje, a única alternativa que qualquer profissional/coach tem para sobreviver no mercado, é “VENDER O SEU PEIXE”!
Uma definição recorrente de marketing pessoal é a de que ele é “um processo contínuo de conquistas, que gera a imagem e marca que a pessoa e profissional tem no mercado, dentro de um espaço de tempo pré-planejado”.
O cliente de hoje está conectado e quando levamos nossa marca e imagem pessoal e profissional ao mercado, ele já sabe tudo sobre a mesma, e este novo mercado/cliente exige um novo profissional coach!
Com isso, quanto mais o profissional coach gerar visibilidade, ganhando autoridade e virar um influenciador, mais resultados ele terá.
Para isso, enumero 4 passos bem simples para você aplicar imediatamente:
1. Planejar sua vida e carreira a curto, médio e longo prazo como coach;
2. Identificar o seu cliente ideal coachee, que hoje está altamente conectado;
3. Fazer a gestão estratégica da sua marca e imagem, cuidar e zelar com muito cuidado;
4. Usar sem medo as ferramentas do Marketing 4.0 – Experiência e mundo digital, bem como a estratégia VAI – Visibilidade – Autoridade e Influenciador.
Você, coach, tem que saber o que quer ser no futuro, como está hoje e como vai fazer para chegar lá em todas as áreas de sua vida (roda da vida – 13 áreas), ou seja, planejar a sua vida e carreira, não esquecendo como quer que sua marca e imagem estejam reconhecidos posicionado neste tempo.