“Conhece-te a ti mesmo”, dos antigos Egípcios, Gregos, de Sócrates, Platão, Osho e mesmo de Jesus; “conheceis a verdade e a verdade vos libertará” - o auto conhecimento sempre esteve presente como a premissa necessária para a Elevação Pessoal.
Esta é uma característica intrínseca do ser humano. Mas mais do que atribuir a quem disse o quê - até porque o Facebook também se tornou um grande Coach motivacional, sempre disponível, 24h, 7 dias por semana e ele está aí bem presente, para muitas vezes tornar o processo de autoconhecimento superficial, o que de superficial nada tem.
Esta procura pelo autoconhecimento é o que muitos acreditam ser necessário para uma vida mais feliz e plena. A pessoa precisa conhecer seu mapa-mundo mental, suas crenças, seus valores, para melhor gerenciar as dificuldades naturais da vida, tomando decisões com resultados que geram progresso.
Ao longo dos meus anos como Estrategista de Marcas Pessoais, atuando, em específico, com o Personal Branding, uma das características que identifico como sabotador da estratégia são as CRENÇAS.
O que te MOVE e o que te PARALISA?
Temos muitos clientes que nos chegam com a expectativa totalmente focada na VISIBILIDADE: “Como faço para ter mais seguidores? Mais likes? Como vai ser o meu marketing digital?”
A minha questão é, na maioria dos casos: o que você quer, likes ou conversões?
Importa esclarecer que Marca Pessoal não é desenvolvida somente no digital; e a Gestão Estratégica de uma Marca Pessoal focada somente na VISIBILIDADE, terá a médio/longo prazo uma grande probabilidade de fracasso. O Autoconhecimento, depois a Estratégia e consequentemente a Ação, é um processo eficaz de desenvolvimento da sua Marca Pessoal.
Em um processo de Personal Branding trabalhamos sempre e inicialmente o pilar da DESCOBERTA, é muito importante identificar, para além de seus valores, missão e metas, suas CRENÇAS, pois elas poderão interferir na estratégia a ser desenvolvida.