revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #63 - Agosto 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Nem sempre o que se compra em coaching executivo é o que se vende

A venda ética de coaching executivo preconiza que se deixe claro o que se pode esperar do processo de coaching, assim como os papéis e responsabilidades daqueles envolvidos em cada engajamento de coaching. Estes aspectos são esclarecidos em diferentes tipos de contratos: administrativo e de desenvolvimento. Entretanto, processos de coaching são também permeados por contratos psicológicos entre os stakeholders, e isso exige que coaches reconheçam e lidem com a complexidade inerente ao coaching executivo.

A situação fictícia da gerente Flávia Silva, que trabalha em uma grande organização de varejo, ilustra distintos objetivos entre alguns dos stakeholders envolvidos em coaching executivo. Os pares de Flávia têm caracterizando-a como arrogante: a que sabe mais que os outros, com uma escuta condescendente frente aos pares e bajuladora do Vice-Presidente da companhia. Flávia deseja comprar coaching porque avalia seus pares como fracos e temerosos de sua ascensão. Acredita que é atacada por ser uma boa profissional e deseja encontrar meios para se livrar do rótulo de presunçosa. Flávia se sente aprisionada em uma situação absurda, na qual a mediocridade é enaltecida e a performance diferenciada punida, isto em uma organização que diz prezar a meritocracia.

Já o gestor de Flávia, Arthur, deseja comprar coaching porque acredita que uma pessoa isenta, o coach, pode apoiar sua liderada. Seu departamento tem metas ambiciosas para alcançar e lidar com as relações entre seus liderados diretos exige tempo, tato e habilidades com as quais Arthur não está muito familiarizado. Ele percebe o ponto de vista de Flávia e acredita que ela não tenha um comportamento arrogante. Por outro lado, entende que o MBA em Harvard de Flávia, o fato de falar cinco idiomas, sua vivência internacional e incansável busca por resultados, de alguma maneira intimida seus demais liderados.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Perguntar é Inovar - O Impacto das Perguntas Certas na Liderança em Tempos Digitais

Quantas vezes nos perguntamos: "Será que estou fazendo a coisa certa?" Eu me pego refletindo sobre isso frequentemente. Recentemente, percebi que uma pergunta ainda mais poderosa é: "Será que estou fazendo o meu melhor?" Vivemos em um ambiente onde as perguntas são frequentemente usadas para julgar, diminuir ou enfraquecer. No ambiente corporativo, em especial, as perguntas muitas vezes... leia mais

11 minutos

Coaching Baseado em Talentos e Pontos Fortes

Sofia está ansiosa. Enquanto caminha ao encontro de seu pai imagina mil desculpas para o acidente de percurso com sua nota em história. Mais um escorregão. Ela vem tentando mudar as coisas, mas não adianta muito. O esforço compensa pouco. O corredor que liga seu quarto ao escritório parece ter quilômetros. Quando, finalmente, chega, encosta o ombro no batente e chama: “Pai”. A resposta... leia mais

12 minutos

Como os IDGs se entrelaçam, ao enxergar o que está além de nós

A estrutura dos IDGs me encanta. Para uma pessoa racional como eu, essa estrutura oferece uma maneira de organizar meus sentimentos, instintos, afetos e percepções. Consigo trazer as emoções para o campo da razão, para nomear, distinguir, individualizar e organizar e, então, devolver as minhas emoções, já processadas, para o campo da intuição.  Em outras palavras, ao... leia mais

11 minutos

O “Ser” antes do “Fazer”: caminho para uma vida plena e autêntica!

Atua há 18 anos como especialista em Comunicação, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano, com experiência em organizações privadas e do 3º setor. Alia processos de Estratégia, Transformação & Gestão para o desenvolvimento sustentável e regenerativo de lideranças, organizações e indivíduos. Atualmente coordena o Hub IDG Amazônia e é coapresentadora do Menteverso... leia mais

9 minutos

O canto das sereias: criando a sua marca pessoal com novas artes, novo engenho

Doing what you love is the cornerstone of having abundance in your lifeWayne DyerTodos os dias escrevo no Obsidian, um programa de Personal Knowledge Management que me ajuda a conectar várias ideias. Sempre que abro uma nova nota, vejo uma citação gerada automaticamente: é a que encabeça este artigo.  Existem muitas teorias e muitas práticas quando se fala em branding ou marca... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium