icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #63 - Agosto 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Nem sempre o que se compra em coaching executivo é o que se vende

A venda tica de coaching executivo preconiza que se deixe claro o que se pode esperar do processo de coaching assim como os pap is e responsabilidades daqueles envolvidos em cada engajamento de coaching Estes aspectos s o esclarecidos em diferentes tipos de contratos administrativo e de desenvolvimento Entretanto processos de coaching s o tamb m permeados por contratos psicol gicos entre os stakeholders e isso exige que coaches reconhe am e lidem com a complexidade inerente ao coaching executivo A situa o fict cia da gerente Fl via Silva que trabalha em uma grande organiza o de varejo ilustra distintos objetivos entre alguns dos stakeholders envolvidos em coaching executivo Os pares de Fl via t m caracterizando-a como arrogante a que sabe mais que os outros com uma escuta condescendente frente aos pares e bajuladora do Vice-Presidente da companhia Fl via deseja comprar coaching porque avalia seus pares como fracos e temerosos de sua ascens o Acredita que atacada por ser uma boa profissional e deseja encontrar meios para se livrar do r tulo de presun osa Fl via se sente aprisionada em uma situa o absurda na qual a mediocridade enaltecida e a performance diferenciada punida isto em uma organiza o que diz prezar a meritocracia J o gestor de Fl via Arthur deseja comprar coaching porque acredita que uma pessoa isenta o coach pode apoiar sua liderada Seu departamento tem metas ambiciosas para alcan ar e lidar com as rela es entre seus liderados diretos exige tempo tato e habilidades com as quais Arthur n o est muito familiarizado Ele percebe o ponto de vista de Fl via e acredita que ela n o tenha um comportamento arrogante Por outro lado entende que o MBA em Harvard de Fl via o fato de falar cinco idiomas sua viv ncia internacional e incans vel busca por resultados de alguma maneira intimida seus demais liderados Por sua vez Ant nio o profissional de Recursos Humanos respons vel pela rea onde Fl via trabalha quer comprar coaching porque acredita que esta seja a melhor interven o para este caso Al m disso endere ar e resolver a quest o de Fl via pode render pontos positivos para Ant nio junto ao Vice-Presidente...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Libertando as conversas nas empresas com vinte e cinco novas possibilidades

No mundo corporativo, aprender a falar em público, conduzir uma reunião ou dar uma palestra é crítico para muitas pessoas chegarem à posição de liderança. Conversar é um elemento chave para a progressão das carreiras das pessoas e também para o sucesso de uma organização. Como as pessoas se comunicam, coordenam atividades, criam e executam acontece através de conversas. Citando... leia mais

10 minutos

Liderança Climática Consciente - Navegando o Imperativo da Ação Regenerativa

“Eu basicamente preciso engajar as pessoas... normalmente é assim que acontece, e o desafio é mostrar os diferentes contextos onde atuamos e tentar fazer com que percebam que é preciso agir... Eu gostaria de saber como transmitir esse senso de urgência, para que as pessoas sintam que não é só pressão externa... Mas, na verdade, é mobilizá-las, engajá-las.” — Cliente de... leia mais

11 minutos

No Ecossistema do Coaching, Não Há Neutros: Quer um Futuro Melhor? Assuma Sua Parte no Todo!

Coaching é um processo poderoso de transformação de indivíduos e da sociedade, fundamentado na atuação dos Coaches Profissionais que na sua maioria atuam de forma autônoma. Importante ressaltar que o mercado reconhece o coach profissional, mas a rigor a profissão de coach não é reconhecida no Brasil, pois não é regulamentada. Cada coach, cada empresa, cada cliente e cada instituição... leia mais

11 minutos

A Abundância e o Ambiente Organizacional

Pois bem… Chegamos a um momento importante e bacana deste dossiê, em que convido você, caríssimo leitor, à uma reflexão sobre a relevância desta conversa para o ambiente organizacional.   E o que são as organizações? No discurso generativo, organizações são redes de compromissos. São estruturas onde duas ou mais pessoas compartilham o mesmo “Care” (o que... leia mais

10 minutos

O que me trouxe até aqui? A ATITUDE como força motriz da transformação

Muitas vezes nos perguntamos: "O que me trouxe até aqui?" Para mim, a resposta é clara e poderosa: a atitude. Não apenas como um traço de personalidade, mas como uma força motriz, uma energia interna que me impulsionou, mesmo diante das adversidades, a continuar caminhando – e, mais do que isso, a construir o meu próprio caminho. Venho de uma infância marcada por dificuldades... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium