revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #60 - Maio 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A transformação das pessoas a partir do Isomorfismo

As pessoas criam seus mundos a partir de seus referenciais. Estas palavras no já distante ano de 2013 certamente tinham um significado muito diferente do que hoje têm para mim. Naquela época, depois de mais de 18 anos de formado em engenharia e em administração, tendo exercido atividades de profundo pragmatismo como a vice-presidência de uma instituição financeira, além de muitos anos de atendimento a empresas através de consultoria, percebi a necessidade de um aprofundamento em uma área na qual eu diariamente acabava tendo um intenso contato.

Inicialmente, através de projetos em que estava envolvido, cada vez mais, estava se tornando frequente o acompanhamento que eu ampliava do desenvolvimento de pessoas e de sua busca por transformar-se em um profissional melhor dentro das organizações onde estavam inseridos.

Percebi que a forma de poder contribuir de um modo mais assertivo com essas pessoas era buscando uma capacitação no universo do coaching, afinal, não basta termos a vontade de auxiliar o desenvolvimento das pessoas, é necessário buscar as ferramentas e as metodologias que possamos compreender como as mais adequadas para isso.

Buscando diversas opções, conversando com muito colegas de consultoria, tomei conhecimento da existência do Instituto Holos, em Santa Catarina, e de uma metodologia de mentoria e de coaching diferenciada, própria e reconhecida. Mais do que aplicação de ferramentas, ela se propõe a estabelecer um repensar mais profundo nas atitudes, nas práticas e no comportamento daqueles que passam a utilizar-se de seus conhecimentos. Percebi que aquela proposta de aprofundamento das discussões ligadas ao ser humano e ao coaching faziam sentido para mim. A minha cosmovisão naquele momento, apesar de muito vinculada a um pensamento mais prático, tinha aderência ao que estava sendo proposto.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Tendências de Diversidade para 2025: Um Olhar para o Futuro da DEI&P nas Organizações

Nos últimos anos, a evolução das práticas de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEI&P) tem moldado o ambiente corporativo, redefinindo os valores e estratégias que orientam as organizações. Esse avanço no entendimento da diversidade, passando da simples representatividade à inclusão ativa, tem trazido novos desafios e oportunidades para as empresas que desejam construir... leia mais

7 minutos

A Revolução da IA Transformativa na Educação

Há muita discussão e polêmica em torno da ideia ou previsão de que as tecnologias baseadas na Inteligência Artificial (IA) moderna, em particular em sua modalidade generativa, irão mudar profundamente a vida de todas as pessoas. Parece haver enorme resistência entre algumas pessoas. Natural que alguns grupos de pessoas ou profissionais, em especial, estejam receosos sobre seus futuros.... leia mais

11 minutos

Como aplicar as teses do IDG para influenciar seus resultados

Organizações reúnem pessoas para obter resultados num determinado espaço de tempo ou num evento discreto. Fato simples e indiscutível. A questão é o que é resultado? Exemplificando, se a organização define como resultado o lucro financeiro, todas as ações se voltam para isso, em detrimento de outras conquistas possíveis. Na Movah definimos resultado como o conjunto de três... leia mais

12 minutos

A mudança sistêmica de dentro para fora

As novas soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável, envolvem antes de mais nada a evolução do paradigma da sustentabilidade para a regeneração, ou seja, pararmos com estratégias de reduzir impactos para estratégias de recuperar e ampliar as capacidades de regeneração, empoderamento e autonomia. Tendemos a repetir soluções que reforçam os mesmos padrões de... leia mais

14 minutos

Marca Pessoal: Repensando suas Origens e Propondo Novas Bases

O Conceito de marca pessoal, surgido de premissas raramente questionadas e frequentemente aceitas sem crítica, merece uma revisão aprofundada. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o que entendemos por marca pessoal, porque necessitamos deste conceito e como ele pode beneficiar tanto a nós quanto às pessoas que auxiliamos em seu desenvolvimento pessoal. As Origens A marca... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium