Muitas pessoas têm sucesso, poder, status, mas sentem-se, por vezes, vazias, pois não estão alinhadas. É sobre isso que quero falar, sobre o alinhamento na área mais importante da sua vida, os bons relacionamentos, sem os quais, certamente, você sentirá dor! Como diz um conto Zen, a dor é como um punhado de sal. Se colocado num copo com água, ficará intragável, mas, num lago, será praticamente imperceptível.
Tenho observado que muitas pessoas vêm negligenciando seus relacionamentos, quando estes deveriam ser prioridade em suas vidas. Isso porque o sucesso nessa área traz paz de espírito, bem-estar, plenitude e realização. Sem eles, a vida é triste, dolorosa e sem motivos. Muitos preocupam-se com ganhar dinheiro, ter sucesso profissional, contribuir socialmente, mas deixam em segundo plano seus relacionamentos, porque não sabem de sua importância e reflexo em suas vidas.
Por isso, há tempos tenho direcionado todo o meu foco a auxiliar pessoas em seus relacionamentos. Esta escolha está ligada ao artigo de Débora Umberson e Jennifer Montez (2010), da Universidade do Texas, cujas evidências científicas mostram o impacto produzido pelas relações sociais sobre uma série de indicadores de saúde: mental, físico, hábitos saudáveis e mortalidade. “Adultos mais socialmente conectados são mais saudáveis e vivem mais”, explicam as autoras. A baixa quantidade e qualidade dos laços sociais liga-se ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, infartos, arteriosclerose, hipertensão, demora na recuperação pós-câncer e déficit imunológico.
Doenças físicas e psicológicas irradiam energias e interferem nos relacionamentos. Eu explico: o sucesso nos relacionamentos reflete de fato quem você é. Sem sucesso nessa área, seu reflexo tem pouca intensidade. Sem reflexo positivo de si, das suas relações, seu futuro tenderá a ser bem menos intenso também. Independentemente do que você queira ter ou fazer da vida, precisará se tornar expert em relacionamentos. Ser um grande empresário, ter uma boa carreira, ser um excelente líder, ser feliz pessoalmente é bastante difícil sem bons relacionamentos. Mas preciso dizer que a primeira pessoa com quem você deve se relacionar bem e de modo intenso é você mesmo, só então poderá buscar no outro a ampliação de sentimentos, a troca, a parceria. A interação com outras pessoas dura minutos, podendo se estender por algumas horas, mas precisamos aprender a conviver conosco durante as 24 horas do dia. Por isso, muitos desistem, pois não sabem como conviver com medos e frustrações, deixando de se conectar consigo e com o outro. Mas não se preocupe, vamos refletir mais sobre esse assunto.