Nosso coach João, atuando como Coach interno de uma empresa, nos traz o seguinte caso:
Meu cliente Abel foi nomeado o novo responsável para a divisão internacional da empresa, e na última sessão de coaching, trouxe uma preocupação com relação a um de seus diretores - que vamos chamar de Caim - em não aceitá-lo como chefe. Além disso, Abel julga que Caim entregará seus trabalhos com qualidade abaixo do esperado. E para complicar um pouco mais, quando ele convidou sua equipe para um evento externo, Caim apresentou desculpas declarando que estava se preparando para participar de uma importante reunião de negócios no exterior e não poderia participar. Embora a intenção de Abel fosse convocar todos os membros da equipe para discutir sua nova visão, ele não conseguiu encontrar uma razão para não aceitar a desculpa de Caim e teve que "engolir o sapo". Me parece que Abel tem opinião já formada com relação ao Caim e não sei como melhor explorar a questão. O que devo fazer na próxima sessão?
Meu caro João, meu convite para você é ser o mais direto possível e perguntar ao Abel, sobre a sua real/atual situação na empresa - quem sabe desafiando-o a refletir sobre alguns pontos, por exemplo: