No livro “O Novo Paradigma da Liderança”, Richard Barrett, uma das maiores autoridades em transformação cultural e desenvolvimento da liderança da atualidade, lança as bases para um programa de desenvolvimento da liderança, que leva em conta os desafios do mundo dos negócios do século XXI. Neste livro, ele delineia o modelo dos Sete Níveis de Consciência da Liderança, um mapa da evolução do desenvolvimento integral da liderança, que inclui três estágios principais:
Domínio Pessoal – a habilidade de manter a estabilidade interna em momentos de conflito ou estresse. Ao alcançar o domínio pessoal, você será capaz de satisfazer suas necessidades básicas e aprenderá como se tornar viável e independente em suas circunstâncias de vida;
Coesão Interna – a capacidade de alinhar seus comportamentos com os valores e crenças que são mais importantes para você. Ao desenvolver a coesão interna, você é capaz de “fazer o que fala”. Isso permite que você expresse seus valores e propósito em tudo o que faz;
Coesão Externa – a habilidade de trabalhar com pessoas e organizações que funcionam de acordo com um conjunto de valores e propósito similares aos seus, para que você possa fazer a diferença no mundo.
No processo de desenvolver o primeiro estágio de desenvolvimento da liderança - domínio pessoal -, você aprende como gerenciar as crenças baseadas no medo relacionadas a não ser capaz de satisfazer as necessidades básicas. Esses medos, conjuntamente com suas necessidades não satisfeitas, são a origem de suas ansiedades, estresse e desapontamento emocional, e os conflitos que você tem com outras pessoas.
O propósito do domínio pessoal é ajudá-lo a retornar a um estado de equilíbrio sempre que estiver sentindo alguma forma de desapontamento emocional, ansiedade ou estresse, além de reduzir a frequência e a severidade destas experiências.
A chave para o domínio pessoal é a capacidade de reconhecer, nomear e se responsabilizar pelos seus medos conscientes e subconscientes. O domínio pessoal envolve quatro estágios: