Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso:
Estou com muita dificuldade em lidar com o comportamento de um coachee: fui contratada pela empresa e o objetivo do processo é que trabalhemos com o que o gestor do executivo chamou de “excesso de assertividade”. O coachee tem sido muito assíduo e educado, mas responde às minhas perguntas de maneira vaga e superficial, na verdade não é nada assertivo. Já enderecei a questão e ele responde que está gostando muito do processo e aprendendo bastante, mas acredito que suas respostas são apenas protocolares. Como oferecer o melhor do coaching para este coachee?
Oi Maria, o caso que você traz pode ser visto como demonstração de agenda oculta imaginária, descrita por Louis & Fatien-Diochon, 2014 e para lidar com esta situação, podemos buscar entender o que neste processo de coaching pode ser percebido como ameaçador para seu cliente. Lidar com este tipo de situação requer investimento no relacionamento entre você e o coachee. Além disso, sua maneira de abordar o tema com o coachee é uma grande oportunidade de levar o processo de coaching a um patamar que seja o mais produtivo possível para o cliente.