Tendência 1 - Senta o bumbum na cadeira e vai estudar
Tendência 1 Senta o bumbum na cadeira e vai estudar “Estudar história, sociologia, filosofia, exploração e luta de classes” “Um povo que não conhece sua História... leia mais
Fazer do limão uma limonada! Esse é o meu objetivo ao ministrar uma das disciplinas mais “assustadoras” para discentes dos cursos de MBAs (Master Business Administration). Há cerca de dez anos, leciono metodologia científica e oriento o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em escolas de negócios voltadas para formação de líderes globais. Atuo em uma das maiores escolas de negócios da América Latina, onde posso, a partir de meus conhecimentos como pesquisadora, docente e mentora, transformar a disciplina e a orientação do TCC em uma jornada de autoconhecimento, estratégia e foco em resultado para os discentes e suas carreiras. É a respeito dessa trajetória que abordo nesse artigo, demonstrando como reposicionei a disciplina e a elaboração do TCC em uma alavanca de carreira, por meio do processo de mentoring de carreira.
1 - Análise estratégica e sistêmica do cenário e carreira.
As mudanças trazidas pelo século XXI impõem aos profissionais uma agenda com novas demandas para se tornarem mais competitivos no mercado de trabalho. O impacto que a complexidade desse momento traz para suas carreiras e, consequentemente, o modo como irão gerenciá-las, pode definir a sobrevivência dos mesmos em seus postos de trabalho, bem como proporcionar uma verticalização desejada.
Certamente, para ficar “sob medida”, é necessário estar atendo aos impactos gerados por tais transformações. O papel da disrupção nos modelos de negócios, os avanços trazidos pela IOT (Internet of Things), a computação em nuvem, a servicificação do setor produtivo (Waze, Airbnb, WhatsApp, Uber), a produção e o uso inteligente de dados (Watson da IBM) são conteúdos que não podem estar fora de uma discussão. A Revolução 4.0 e os seus desdobramentos, a Agenda 2030, o novo posicionamento das sociedades colaborativas inovando em redes abertas e aceleradas, a economia criativa abrindo novos postos de trabalho, a agroindústria 2.0 e o papel do Big Data são parte dessa extensa lista de tendências que já atuam em nosso cotidiano. Não se pode deixar de ressaltar o conhecimento a respeito das movimentações geopolíticas e os acordos internacionais, que podem tornar o cenário de contratação de talentos mais fértil, ou mais escasso em determinadas áreas do globo.
A partir da exposição é possível estabelecer um panorama para que os discentes tenham condição de identificar os desafios que terão de enfrentar, para posicionarem as suas carreiras de modo atrativo e competitivo. Também identificar como beneficiar suas carreiras, integrando os conhecimentos adquiridos e compartilhados no curso de MBA às tendências do mercado e o seu ciclo de vida de carreira.
Tendência 1 Senta o bumbum na cadeira e vai estudar “Estudar história, sociologia, filosofia, exploração e luta de classes” “Um povo que não conhece sua História... leia mais
Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais
Desde tempos imemoriais, os seres vivos deste planeta estão aprisionados no campo do Sansara, a eterna roda de renascimentos caracterizada por estados e situações de dificuldades e sofrimentos. Mesmo quando construímos condições prazerosas e situações favoráveis, essas são impermanentes e suas perdas ou finalizações inevitavelmente geram novos sofrimentos. Assim, a vida corre de forma... leia mais
A pauta da diversidade e inclusão ganhou grande espaço nas organizações nos últimos anos. Empresas estão cada vez mais focadas em adotar políticas e práticas que promovam a inclusão, ampliando a diversidade em seus times ou até mesmo em campanhas publicitárias. No entanto, criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e com oportunidades iguais... leia mais
Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais