Trabalhar com valores sempre foi um ponto fundamental em meus atendimentos como coach. Não me lembro de nenhum processo de Coaching onde a abordagem de valores não tenha significado algo surpreendente, quase mágico - mas antes que o caro leitor me interprete erroneamente, devo esclarecer que me refiro aqui a valores humanos.
Em certo momento, comecei a me questionar sobre a existência de outras metodologias ou terapias que cumpram tão bem esse papel: o de enfocar, explorar e eliciar valores em seus clientes. Confesso que desconheço outra técnica que seja tão explícita e eficaz.
Empolgada, comecei a olhar o Coaching além da esfera da metodologia aplicada e vislumbrei-o como um instrumento de resgate de nossos valores pessoais, profissionais e sociais.
Nesse sentido, quero convidá-lo a uma reflexão sobre valores humanos e o papel do Coaching na sociedade moderna.
É indiscutível que o Coaching vem se destacando nas últimas décadas em virtude de seu caráter pragmático, voltado à realização de metas. Como coaches, acompanhamos nossos clientes nesta jornada e somos testemunhas de que uma meta só faz sentido quando existe um valor precioso a ser satisfeito com sua realização, e que viver este valor é o que efetivamente motiva o cliente a alcançá-la.