icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #49 - Junho 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 49

Caro leitor,

esta edição aborda um tema fundamental para assegurar resultados a longo prazo para o processo de Coaching, e a forma como surgiu também é interessante. Quando convidei Simone Kramer para coordenar o dossiê de uma edição, deixei o tema aberto e Simone, como relata em sua apresentação do dossiê, imediatamente pensou na Sustentabilidade do processo de Coaching.

Quando pensamos nas mudanças que queremos para nossas vidas, é normal pensarmos na compra de um bilhete apenas de ida. O que acontece, entretanto, é que, normalmente, o bilhete de volta parece estar embutido, e acabamos retornando, não exatamente para o ponto onde estávamos, mas para suas vizinhanças. Vejamos o exemplo clássico de quem faz dietas, emagrece muito e depois recupera o peso perdido, o famoso efeito sanfona.

Este caso ilustra bem o que seja sustentabilidade. Uma dieta muito restritiva não é sustentável a longo prazo e não foi feita uma reeducação alimentar para uma mudança efetiva de hábitos baseada em uma tomada de consciência. Para que uma mudança produza efeitos duradouros, precisamos ter uma série de fatores envolvidos que contribuam e possibilitem que a mudança se estabeleça em termos efetivos e que esta encontre terreno fértil para estabelecer raízes.

No caso do Coaching, a responsabilidade por um processo que não produza efeitos duradouros sustentáveis recairá sobre o coach que, de maneira bem rasa, não fez um bom trabalho. O coach, por sua vez, poderá argumentar que não tem controle sobre o que se passa no interior de seu coachee e que não pode, portanto, garantir a sustentabilidade das mudanças obtidas.

Desta forma, torna-se de suma importância para nós, coaches, analisar as bases de um processo sustentável e quais são os principais fatores que permitirão ao coachee migrar para novo patamar de consciência e performance, não retornando ao que já foi.

Este conjunto de artigos que compõem este dossiê nos remete a uma profunda reflexão sobre uma série de fatores que afetam a sustentabilidade de um processo de Coaching e que, quando atentos a eles, podemos efetuar correções de rota importantes para que nossos coachees conquistem seus Eldorados e não mais retornem ao atoleiro de comportamentos repetitivos e sabotadores.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 31/07/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 151 - Prática de Vida Integral

Querido(a) leitor(a), Chegamos a mais um final de ano. Alguém mais está com a sensação de que este ano passou meio rápido? Foi um ano de muitas mudanças no mundo, nas publicações, nas mídias sociais, na internet, nas empresas e nos RHs. Parece que duas letrinhas viraram a nova febre do momento “IA”. Mas o que queremos mesmo é falar sobre o humano. Alguns temas chegam de... leia mais

5 minutos

Ediitorial ed 150 - Action Learning - Parte II

Querido(a) leitor(a), Chegamos à edição 150 da Revista Coaching Brasil, e há algo profundamente simbólico nesse número redondo, cheio de sentido. Mais do que um marco editorial, esta edição representa um ciclo que se completa e, ao mesmo tempo, se renova. Em 2019, publicamos a edição 70, dedicada ao Action Learning, quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Conferência... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 149 - Action Learning

Querido(a), leitor(a), Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos. Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 148 - Cultura Organizacional

Querido(a), leitor(a), há algo invisível, mas sempre presente, que guia cada gesto, cada silêncio, cada decisão dentro de uma organização. É como uma música de fundo que nunca para de tocar, às vezes suave, às vezes estridente, às vezes quase inaudível, mas que dita o ritmo da dança. Essa música se chama Cultura Organizacional. Esse tema me acompanha há mais de três... leia mais

4 minutos

Estruturas Libertadoras

Querido(a), leitor(a), No dossiê desta edição, falamos sobre pessoas e a forma como participam e interagem em grupos e equipes, seja no trabalho, em reuniões, ou mesmo no ambiente de treinamento. A baixa participação de muitas pessoas nessas ocasiões, seja por medo, insegurança ou desinteresse, compromete a representatividade das soluções construídas e enfraquece o compromisso... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium