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Edição #48 - Maio 2017

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Medir o ROI e Atingir o ROE No Coaching Executivo Empresarial

“Perguntas são as novas Respostas.“  
Joey Reyman

Estamos presenciando no cenário corporativo atual que a razão principal para contratação e realização de processo de coaching executivo empresarial é a melhoria dos resultados dos negócios, isto é, otimizar a performance do executivo para atingir crescimento nos lucros, redução dos custos, no menor tempo possível.

O coaching executivo é um dos processos de desenvolvimento com crescimento mais rápido nos últimos anos, e se olharmos num cenário de médio e longo prazo, não há sinais de desaquecimento desta tendência.

Isto é consequência da crescente demanda das organizações, em todos os segmentos de negócios, por esta modalidade de serviço, o que também tem estimulado o surgimento de inúmeras instituições e escolas de formação em coaching, que produzem e qualificam profissionais nas inúmeras especializações já conhecidas.

“(...) Este cenário de crescimento está associado à característica de que o coaching acontece em tempo real e tem se destinado a alinhar o desenvolvimento do executivo aos desafios do negócio no contexto total da organização”, afirma Alyssa Freas (2003), especialista em coaching estratégico para executivos.        

Contudo, como estratégia para o auto desenvolvimento e desenvolvimento de executivos, o processo de Coaching Executivo envolve aspectos que ainda determinam estudos e análise dos profissionais que atuam na área e também para aqueles que contratam este serviço.

Estamos nos referindo aos impactos do processo de Coaching, cuja mensuração ainda é objeto de inúmeros estudos e análises.

O Coaching Executivo, como definido pela Dra. Rosa Krausz (2007), é “(...) uma parceria entre um coach executivo e um gestor, que se propõe a elevar sua performance profissional, a da sua equipe e da organização para a qual trabalha”, e se desenvolve em fases distintas, que vão desde o “(...) contato preliminar; formulação do contrato; identificação e entendimento dos desafios do cliente; construção e desenvolvimento do cenário de mudança; sedimentação das ações adotadas e encerramento do processo e relação (...)”, para citar somente aquelas que fazem parte da arquitetura do processo de Coaching Executivo Empresarial.

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