revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #46 - Março 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Edição 46: Coaching e Design Thinking

Para mim, é um grande prazer abrir esse dossiê totalmente dedicado a Design Thinking e Coaching, duas disciplinas que estão presentes na minha vida. O convite para coordenar essa edição nasceu no final do ano passado, quando escrevi o artigo “Design Thinking e Coaching, tudo a ver!”.

Posto o desafio, a questão era: quais assuntos, que ordem e autores poderiam participar e contribuir. Olhar para minha própria experiência e minha rede foi o ponto de partida.

Meu agradecimento aos autores, amigos e pessoas especiais, que aceitaram a proposta sem titubear, mesmo sabendo que Coaching é algo conhecido, mas para a maioria deles, não faz parte das suas atividades principais.

Nossa jornada começa com o artigo: “O que é Design Thinking?”, escrito por Luis Alt, fundador do primeiro curso de Design Thinking da América Latina e co-autor do Livro Design Thinking Brasil. Não poderíamos estar em melhores mãos quando o assunto é Design Thinking - “bons coaches já são design thinkers em sua essência e aplicam a abordagem para transformar a vida de seus coachees, transformando-os em pessoas melhores e mais realizadas.”

Seguimos nossa caminhada pelo inspirador artigo “Coaching para o futuro e as novas economias”, do trio Lala Deheinzelin, Patrizia Bittencourt e Thianne Martins. Lala é futurista, pioneira em Economia Criativa e Colaborativa. Indicada como uma das futuristas top no mundo. É considerada uma das 100 mulheres no mundo que estão co-criando a nova sociedade. Lala é criadora da metodologia Fluxonomia 4D. Patrizia é mestre em economia, fluxonomista e consultora e Thianne é fluxonomista e Coach de carreira.

Em seguida, o artigo “Colaborar em rede: um caminho estruturado para a inovação”, escrito por Fabio Betti. Fábio, amigo e colega de mestrado, é jornalista, mestre em Biologia-Cultural, consultor em comunicação, cultura de inovação e transformação organizacional. O artigo apresenta um passo-a-passo de como mudamos a emaranhada dinâmica de poder que impede a colaboração e, portanto, a inovação.

Com o título de “Business Model You – um método para reinventar a carreira e a si mesmo”, Guta Orofino nos brinda com a explicação, detalhamento e forma de trabalhar com essa ferramenta. Guta é referência em Gestão do Conhecimento e Especialista em Inovação, Design Thinking e Modelos de Negócios, parceira e grande amiga. Tem sido muito enriquecedor trabalhar junto com ela.

Outra ferramenta poderosa, “Storytelling – como podemos criar e contar histórias inesquecíveis”. Flavia Redivo nos conta que foi uma criança que teve dificuldade de aprender as matérias exatas, sua mãe então teve uma ideia de criar músicas numéricas para que ela pudesse absorver a tabuada com mais facilidade. Hoje jornalista e roteirista, continua não gostando de matérias exatas, mas resolveu um grande problema. “Um bom contador de história é antes de tudo um bom observador, alguém atento e sensível a todos os movimentos e pessoas ao seu redor.”

Eu encerro o tema da edição compartilhando algumas Ferramentas que, usadas em Design Thinking, podem ser aplicadas no Processo de Coaching.

Espero que saboreie, viaje e aproveite muito com cada um dos artigos, escritos com muito carinho, coração e especialmente para você! 

Forte abraço, Marco Ornellas.

Artigo publicado em 31/10/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Apresentação do Dossiê: CONVERGE 2019

O que é o Converge e quem são os autores dessa edição Um webinário realizado pela ICF Brasil sobre o Converge19 tinha acabado de acontecer quando o Luciano me convidou para coordenar esse dossiê. O grande objetivo era convidar algumas pessoas que tinham estado no Converge19 para compartilhar conteúdos e informações com você leitor da Revista Coaching Brasil! Mas por onde eu começaria?... leia mais

6 minutos

Apresentação do Dossiê: Constelações Sistêmicas

E essa tal constelação? O Brasil é um dos países onde as constelações mais se desenvolveram. No campo pessoal, o Brasil é o terceiro maior consumidor de constelações familiares como ferramenta terapêutica. Na última década, porém, as constelações com viés para os universos organizacional e profissional vêm ganhando espaço. O que torna as constelações interessantes para... leia mais

5 minutos

Apresentação do Dossiê: Crescer com os Conflitos

Apresentando a turma Fiquei bem nervosa com o convite do Luciano Lannes para coordenar este dossiê, especialmente pela responsabilidade em trazer conteúdos relevantes e bem fundamentados com profissionais experientes e dedicados a aprofundar neste conhecimento. Temos muito respeito pelos leitores da Revista Coaching Brasil, e parabenizamos pela condução séria dos artigos. Bastou uma só... leia mais

6 minutos

Teste títulos artigos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque luctus massa in luctus porta. Sed ultrices eleifend ligula, facilisis hendrerit turpis luctus nec. Donec facilisis nibh id ex sagittis, in dictum justo tincidunt. Ut finibus vel nibh vitae vestibulum. Mauris non ex ante. Mauris aliquet euismod eros at aliquam. Duis vitae elementum quam. Aqui é um titulo h2 Nullam a lacus... leia mais

8 minutos

Apresentação do Dossiê: Slow Marketing

Ser convidada para coordenar o dossiê de uma revista trouxe um grande espaço para reflexão sobre mim mesma. Conseguirei passar aquilo que sei e acredito para outros seres humanos? Esse ponto de vista fará sentido e diferença na vida deles? Quando entendi a grandiosidade do projeto, onde além de mim, outras pessoas iriam colocar seus pontos de vista em relação ao assunto, tive... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium