revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #46 - Março 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Business Model You – um método para reinventar a carreira e a si mesmo

Para início de conversa, o que é Business Model ou Modelo de Negócio?

O termo ‘modelo de negócio’ é muito recente, apesar de sempre ter existido. Ele passou a ser adotado como uma alternativa de abordagem de negócios por volta da década de 1990, quando as chamadas empresas ponto com emergiram em decorrência da expansão da internet. Esse novo ambiente demandou novas formas de organização de empresas e negócios, pois os processos pautados pela era industrial não atendiam às necessidades das empresas da era digital. Em paralelo a esse movimento, a comunidade acadêmica iniciou os estudos na área, e, a partir de então, foi produzida uma infinidade de artigos, dissertações e teses e, em todo o mundo, sobre modelos de negócios. Entretanto, um dentre tantos trabalhos publicados, recebeu destaque especial: o do pesquisador suíço Alex Osterwalder. Ao defender sua tese de doutorado sobre o tema e publicá-la na web, logo recebeu um convite para produzir um livro. Ele aceitou o desafio e, para tanto, criou uma comunidade, abrindo espaço para colaboração, e 470 praticantes de modelos de negócios de 45 países elaboraram, coletivamente, o livro Business Model Generation, lançado no Brasil em 2011 pela editora Alta Books. Dentre outros tópicos, a publicação apresenta o Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócio), tornando-se mundialmente famoso.

O Canvas do Modelo de Negócio apresenta, em uma única página, nove áreas organizacionais que compõem qualquer tipo de negócio. Para o autor, a metodologia descreve a lógica de como uma organização cria, captura e entrega valor. Os componentes do quadro de modelo de negócios ampliam a compreensão da necessidade de conjugar a intuição, a criatividade e o rigor analítico no processo de inovação nas organizações.

Inspirado no Business Model Generation, Tim Clark, autor de diversas publicações, coach de grandes empresas e professor doutor em Tóquio, decidiu replicar a receita e lançou uma comunidade com o objetivo de adaptar o conteúdo do livro para um processo de coaching e redefinição de carreira. Surgiu assim, em 2012, o livro Business Model You, ou, em português, Modelo de Negócio Pessoal. Em parceria com os principais autores do Business Model Generation, Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, a iniciativa reuniu 328 profissionais em 43 países.  

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium