Adversidade significa o caráter do que é adverso, do que é desfavorável, infortúnio, infelicidade, revés, normalmente percebido como algo que não faz parte do cotidiano, como se a vida fosse desprovida de adversidade.
Mais dia, menos dia, independentemente de nossa vontade, estaremos diante de problemas, sejam eles grandes ou pequenos. É impossível passarmos pela vida sem experimentarmos uma perda, uma frustração, uma decepção. Difícil imaginar uma jornada sem algum tipo de infortúnio. Faz parte do nosso dia.
Estar pronto para encarar a adversidade é hoje uma competência fundamental, ainda mais num mundo tão volátil, incerto, complexo e ambíguo. A pergunta é: Como lidamos com essa situação?
Diante das dificuldades, há os que desabam, caem em depressão, ficam inertes, se acomodam, perdem o brilho, se afastam do seu propósito e da sua alma. Assumem a posição de vítimas. Há os que seguem em frente, superam, avançam, crescem, ultrapassam os limites e se transformam em pessoas de valor. Sua luz aumenta, brilha mais.