O papo rápido de hoje é sobre Design Thinking, uma disciplina atual, que vem propondo adotarmos novas lentes para velhos modelos existentes. Ela propõe um novo jeito de pensar e abordar as questões e os problemas que vivemos. Foi nessa linha que fui buscar entender mais, lendo e experimentando. Posso garantir que um novo modelo mental surgiu para mim.
Relacionar Design Thinking com Coaching, apesar de tão diferentes, seus propósitos e conceitos têm tudo a ver. Ao aprofundarmos, chegamos até a pensar que é difícil imaginar que sejam coisas distintas.
Design Thinking trata do humano, convida as pessoas para um processo mais empático, valoriza e estimula os insights, nos convida a ver o mundo através dos olhos dos outros, experimentar as experiências alheias, permite o erro e o lúdico, sermos otimistas, mais colaborativos e curiosos, num mundo cada dia mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Os especialistas vão mais longe, dizem que sem essa disciplina e sem pessoas com essas características, não estaremos preparados para solucionar os problemas e viver o futuro.