revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #42 - Novembro 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching de Conflitos

Os conflitos em nossa vida

Lembre-se, em sua história de vida, de um momento em que você esteve envolvi­do em um conflito doloroso, e que você su­perou. O que você pode dizer hoje sobre este conflito, além de lembrar-se da angústia e do sofrimento que ele lhe causou na época?

Em nossa prática como coaches observamos como muitas vezes conflitos estão relacionados a passos relevantes no desenvolvimento de nossos clientes. É provável que, ao enfrentar o conflito de que se lembrou agora, você tenha encontrado desafios e conquistado espaços novos, nos quais desenvolveu habilidades que se tornaram marcos em sua vida.

Se isto for verdade, então a frase do grande estudioso do tema conflitos, Friedrich Glasl, se confirma: “O caminho do futuro é pavi­mentado por conflitos”. É desta forma que Glasl enfatiza que conflitos são parte da con­dição humana, e, mais do que isto, represen­tam a possibilidade de nos desenvolvermos.

No sentido oposto, o que teria acontecido se você tivesse se esquivado de enfrentar aquela situação, tivesse fugido dela, e talvez permanecido em fuga até hoje? Qual a con­sequência de evitar conflitos e a dor que os acompanha?



O coach e os conflitos

Para nós coaches, muitas das situações que nos são trazidas pelos clientes têm caracte­rísticas de conflito, em diferentes graus de escalação: como lidar com situações tensas que envolvem pares, gestores e liderados, fornecedores e clientes, e também compa­nheiros, cônjuges ou filhos, são temas fre­quentes em nosso trabalho.

Percebemos que apoiar o cliente a posicio­nar-se nestas situações não só ajuda a ele di­retamente, mas traz mudanças ao “sistema”, entendido como o conjunto de pessoas enre­dadas no conflito. Observamos como a rela­ção conflituosa muda quando nosso cliente se “desarma”, ou seja, deixa de enxergar o(s) outro(s) como culpado, e consegue ampliar a percepção a respeito de seu próprio papel nesta relação tensa.

É este o nosso papel como coaches de confli­to. Com ou sem técnicas específicas, apoia­mos nosso cliente a apropriar-se melhor de seu ponto de vista, a entrar em contato com seus sentimentos, a nomear as necessidades que não estão atendidas naquela situação. A partir desta jornada do cliente, a forma como reage, a maneira como se expressa e se relaciona podem mudar.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Os Desafios da Implantação de uma Cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais

10 minutos

IA Generativa: Uma Nova Era para o Desenvolvimento Humano

A inteligência artificial, carinhosamente chamada de “IA”, tem dominado as conversas nos últimos anos, e com razão. A promessa de máquinas que simulam a inteligência humana, capazes de aprender, criar e solucionar problemas complexos, capturou a imaginação de muitos. Dentro desse universo em constante expansão, a IA Generativa se destaca como uma das áreas mais promissoras e... leia mais

10 minutos

Novos Humanos & seus Cenários de Futuro(s) Saudáveis

“Em um mundo onde pós-verdades e deepfakes coexistirão com verdades pessoais e sutis, se tornará importante ter a consciência expandida. Somente o racional, o exato, os sentidos físicos não serão suficientes para navegar nesses futuros altamente imersivos, artificialmente inteligentes e interconectados por biosensores e multiversos. Será essencial desenvolver tecnologias humanas” Nas... leia mais

10 minutos

Construindo uma Cultura de Coaching: Cases e Desafios

Um número crescente de organizações reconhece o valor da construção de uma cultura de coaching que ofereça aos colaboradores, em todos os níveis, a oportunidade de desenvolverem as suas competências, aumentarem o seu valor e alcançarem os seus objetivos profissionais. Desde 2014, a International Coaching Federation (ICF) e o Human Capital Institute (HCI) vem pesquisando os componentes... leia mais

12 minutos

Desenvolvimento Vertical de Líderes: Construindo o Futuro com os Inner Development Goals

No atual cenário de complexidade e incerteza, o desenvolvimento de liderança precisa ir além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este artigo diferencia o desenvolvimento horizontal do vertical, enfatizando como este último amplia a capacidade de liderança transformacional. Apresentamos os Inner Development Goals (IDGs) como modelo para acelerar o desenvolvimento... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium