O Coaching Ontológico é um processo que tem como propósito produzir uma mudança ontológica na “forma do ser que somos”. Essa é a definição mais simples, de Raphael Echeveria. O Coaching Ontológico não trata apenas de desenvolvimento de competências e habilidades. O que está em jogo é a “forma de ser que somos”. Implica observar, questionar e transformar os princípios de coerência que sustentam nossa persona. Diferentemente da assessoria profissional, que você acessa, por exemplo, para comprar uma casa ou se tornar mais efetivo em uma área de sua vida, o Coaching Ontológico se ocupa de perceber os fundamentos que sustentam nosso jeito de ser e viver, e nos ajuda a perguntar por que somos, como somos e, especialmente, a enxergar novos horizontes de possibilidades para o que e como podemos ser.
Somos o que somos sem necessariamente termos consciência de quem somos. Ao longo da vida vamos nos transformando ou sendo transformados. Estamos constantemente vindo a ser. Mas os processos de mudança pelos quais passamos nem sempre são conscientes, e por isso mesmo raramente são escolhidos por nós.
O fato é que:
“tem dias que a gente olha pra si
e se pergunta se é mesmo isso aí
que a gente achou que ia ser
quando a gente crescer,
e a nossa vida de repente ficou
alguma coisa que alguém inventou
e a gente não se reconhece ali”.
[Lulu Santos]
O Coaching Ontológico é uma alternativa quando nos damos conta de que algo não está funcionando em nossa vida. Mas não sabemos o que é, nem mesmo como resolver a disfunção. De repente nos damos conta de que a maneira como vivemos até então nos trouxe a uma condição ou situação não desejada ou insatisfatória. Caímos naquele momento quando travamos. O instante quando percebemos que existe algo além e acima, mas não discernimos muito bem o que é e como podemos acessá-lo. Geralmente esse momento é também aquele quando admitimos uma espécie de cegueira, e então buscamos um observador externo, alguém que oportunize outro olhar ou outro lugar de observação do ser que somos. Não raras vezes, o sofrimento é o fator de propulsão da busca de um novo patamar de existência: a busca de superação de uma condição que nos permita mudar vivências, padrões de conduta e experiências que promovem perdas e dores. O Coaching Ontológico nos possibilita promover mudanças desejadas, ao invés de mudarmos automática e inconscientemente.