Quais são suas queixas frequentes? Gostaria de iniciar uma atividade física, mas não encontra tempo? Sempre quis aprender a dançar, mas vai adiando para o próximo ano? Quer emagrecer, mas não consegue? Gostaria de ter mais tempo para a família, mas o trabalho toma conta da sua vida? Gostaria de ter mais tempo para você, seus amigos, seus filhos? Gostaria de ter tempo para estudar ou aprender um novo idioma? Apesar de correr de um lado para o outro, acaba sua semana com a sensação de que não fez o suficiente ou de que está insatisfeito? Se você respondeu sim para qualquer uma dessas questões você é um forte candidato para um Coaching de Vida. Na verdade todos nós somos, apesar de muitas vezes não sabermos.
Muito poderia ser escrito sobre as questões que podem ser trabalhadas durante um processo de Coaching de Vida, pois são inúmeras e intermináveis. Por quê? Porque este trabalho se dedica a encorajar o coachee a ir além dos limites que, muitas vezes, ele mesmo se impôs para realizar seu potencial máximo na vida. Quem de nós não gostaria de viver uma vida cheia de satisfação e realização? Todos nós! O problema é que, muitas vezes, adiamos nossa satisfação para a próxima semana, próximo mês ou ano. Outro caminho é acreditarmos que precisamos, sozinhos, ter “força de vontade” suficiente para mudar rápida e completamente um hábito enraizado há muito tempo. Os atletas têm seus coaches para perseguirem suas metas olímpicas, na maioria das vezes, inclusive, têm mais de um. E você com quem conta para atingir as suas metas? Onde busca apoio e inspiração?
Ao contrário do que a maioria de nós acredita, felicidade não acontece automaticamente. É algo que precisamos fazer acontecer. A experiência de felicidade na prática é satisfação, ou melhor ainda, a sensação de sentir-se vivo. A busca de prazer é uma das estratégias utilizadas por muitas pessoas para sentir satisfação e, apesar do prazer ser uma fonte de motivação, ele tente a ser algo temporário e surgirá uma nova necessidade prazerosa para ser preenchida. Não há nada de errado em buscar o prazer, o único problema é não ter consciência de que o resultado nem sempre é duradouro. Porque o que se segue a isso comumente é uma grande frustração. Então, se o prazer não constitui essa fonte de satisfação mais estável, o que precisamos buscar para atingir esse nível de felicidade mais profunda? De acordo com diversos estudos, um indivíduo que possui um propósito claro, vive de acordo com os valores que aprecia e possui uma vida equilibrada entre as diversas áreas da vida (carreira, família, relacionamentos, saúde, espiritualidade, diversão, financeira, desenvolvimento), possui maiores chances de experimentar um nível maior de satisfação.