revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #4 - Setembro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 4

O mundo organizacional está sempre atrás de alguma novidade no mercado. Por vezes, se esquece de que a simplicidade resolve a maior parte dos problemas e quer saber da última moda que promete uma solução para todos os males.

Várias disciplinas já foram alvo do modismo e uma das que está em alta no momento é o nosso querido Coaching. Encontra-se de tudo no mercado e a cada dia tem uma novidade que encanta aqueles que estão começando na área, ao mesmo tempo em que desafia a paciência dos mais experientes. Algumas possibilidades ainda não exploradas são: “Coaching Subatômico”, “Coaching Tân­trico”, “NeoCoaching Plasmático”. Vamos parar para não darmos mais ideias malucas e talvez até algumas destas já existam mesmo. Para cada vírgula acrescentada nasce uma nova pseudo-metodo­logia. Cuidado, navegantes, para não comprar gato por lebre.

Quando estava preparando esta edição com o título “Quantos ti­pos de Coaching existem?”, muitas e boas pessoas me responde­ram: - um só. Compartilho deste pensamento, onde não é o tipo de Coaching que muda, mas o foco do coach no processo ao lidar com segmentos e interesses diversos.

Quem aceitou de pronto o desafio para escrever este artigo foi João Luiz Pasqual, que já tivemos o prazer de conhecer a trajetó­ria e opções no “Como comecei” na edição 2.

João, como gosta de ser chamado, evitou julgamentos de certos e errados e concentrou seu foco em trazer informação para que nossos leitores saibam a diferença entre Coaching e seus diferen­tes campos de aplicação.

Após uma ampla pesquisa, elegemos alguns segmentos para serem abordados: Coaching de Vida, Negócios, Equipe, Carreira e Esportes.

Vamos abordar duas modalidades a cada edição e começamos com Coaching de Vida, escrito por Patricia Buzolin e Coaching de Negócios, escrito por Liamar Fernandes.

Maria Angélica traz excelentes reflexões sobre o caso que nossa coach Maria nos traz nesta edição, onde seu coachee desabafa que odeia a empresa e chefe e pede socorro, cenário bem comum ao Coaching Executivo.

E temos mais para você pensar, refletir e ser mais feliz.

Boa leitura,

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 02/03/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 79

Caros leitores, Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha. Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium