icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #4 - Setembro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 4

O mundo organizacional está sempre atrás de alguma novidade no mercado. Por vezes, se esquece de que a simplicidade resolve a maior parte dos problemas e quer saber da última moda que promete uma solução para todos os males.

Várias disciplinas já foram alvo do modismo e uma das que está em alta no momento é o nosso querido Coaching. Encontra-se de tudo no mercado e a cada dia tem uma novidade que encanta aqueles que estão começando na área, ao mesmo tempo em que desafia a paciência dos mais experientes. Algumas possibilidades ainda não exploradas são: “Coaching Subatômico”, “Coaching Tân­trico”, “NeoCoaching Plasmático”. Vamos parar para não darmos mais ideias malucas e talvez até algumas destas já existam mesmo. Para cada vírgula acrescentada nasce uma nova pseudo-metodo­logia. Cuidado, navegantes, para não comprar gato por lebre.

Quando estava preparando esta edição com o título “Quantos ti­pos de Coaching existem?”, muitas e boas pessoas me responde­ram: - um só. Compartilho deste pensamento, onde não é o tipo de Coaching que muda, mas o foco do coach no processo ao lidar com segmentos e interesses diversos.

Quem aceitou de pronto o desafio para escrever este artigo foi João Luiz Pasqual, que já tivemos o prazer de conhecer a trajetó­ria e opções no “Como comecei” na edição 2.

João, como gosta de ser chamado, evitou julgamentos de certos e errados e concentrou seu foco em trazer informação para que nossos leitores saibam a diferença entre Coaching e seus diferen­tes campos de aplicação.

Após uma ampla pesquisa, elegemos alguns segmentos para serem abordados: Coaching de Vida, Negócios, Equipe, Carreira e Esportes.

Vamos abordar duas modalidades a cada edição e começamos com Coaching de Vida, escrito por Patricia Buzolin e Coaching de Negócios, escrito por Liamar Fernandes.

Maria Angélica traz excelentes reflexões sobre o caso que nossa coach Maria nos traz nesta edição, onde seu coachee desabafa que odeia a empresa e chefe e pede socorro, cenário bem comum ao Coaching Executivo.

E temos mais para você pensar, refletir e ser mais feliz.

Boa leitura,

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 02/03/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - 161 - Regulação Emocional - parte 2

Querida amiga e querido amigo da Revista Coaching Brasil. Na edição 160, começamos uma conversa que sabíamos que não caberia em uma única edição. Falamos sobre emoções, sobre a maneira como aprendemos a percebê-las, compreendê-las e, principalmente, sobre a necessidade de reconhecer aquilo que durante tanto tempo aprendemos a separar da razão, das decisões e da vida profissional.... leia mais

12 minutos

Editorial - Ed. 160 - Regulação Emocional

Querida amiga, querido amigo da Revista Coaching Brasil. Há temas que chegam até nós porque os procuramos, e há aqueles que chegam porque alguém bate à nossa porta trazendo uma pergunta, uma inquietação ou uma possibilidade que, de algum modo, já estava esperando para ser acolhida. O tema desta edição pertence à segunda categoria. Foi a Marta Magnus e a Ana Paula Schmitz que me... leia mais

13 minutos

Editorial ed 159 - Discernimento

Querida amiga e querido amigo da Revista Coaching Brasil. Há algumas edições, tomamos uma decisão editorial que talvez só agora revele plenamente o seu sentido. Vivemos um período de profundas transformações e de exigências quase desumanas sobre as lideranças. Espera-se que entreguem resultados cada vez mais ambiciosos, conduzam mudanças constantes, promovam inovação, construam... leia mais

13 minutos

Editorial - Ed. 158 - Presença

Querido(a) leitor(a), Vivemos uma época curiosa. Nunca tivemos tanto acesso ao conhecimento e, paradoxalmente, talvez nunca tenha sido tão difícil transformar informação em compreensão. Todos os dias somos convidados a reagir. Reagir às notícias, às opiniões, aos algoritmos, às notificações, às urgências e, muitas vezes, às urgências criadas por nós mesmos. Quase tudo parece... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 157 - A arte de pensar melhor

Queridas amigas e queridos amigos da Revista Coaching Brasil. Antes de falar sobre esta edição, preciso compartilhar com vocês uma notícia que nos tocou profundamente: no dia 9 de junho, perdemos Rosa Krausz. Na edição de fevereiro, eu havia comunicado o encerramento de sua coluna "Observatório do Coaching", a pedido dela, em razão de questões de saúde. Poucos meses depois, nos... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium