icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #4 - Setembro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 4

O mundo organizacional está sempre atrás de alguma novidade no mercado. Por vezes, se esquece de que a simplicidade resolve a maior parte dos problemas e quer saber da última moda que promete uma solução para todos os males.

Várias disciplinas já foram alvo do modismo e uma das que está em alta no momento é o nosso querido Coaching. Encontra-se de tudo no mercado e a cada dia tem uma novidade que encanta aqueles que estão começando na área, ao mesmo tempo em que desafia a paciência dos mais experientes. Algumas possibilidades ainda não exploradas são: “Coaching Subatômico”, “Coaching Tân­trico”, “NeoCoaching Plasmático”. Vamos parar para não darmos mais ideias malucas e talvez até algumas destas já existam mesmo. Para cada vírgula acrescentada nasce uma nova pseudo-metodo­logia. Cuidado, navegantes, para não comprar gato por lebre.

Quando estava preparando esta edição com o título “Quantos ti­pos de Coaching existem?”, muitas e boas pessoas me responde­ram: - um só. Compartilho deste pensamento, onde não é o tipo de Coaching que muda, mas o foco do coach no processo ao lidar com segmentos e interesses diversos.

Quem aceitou de pronto o desafio para escrever este artigo foi João Luiz Pasqual, que já tivemos o prazer de conhecer a trajetó­ria e opções no “Como comecei” na edição 2.

João, como gosta de ser chamado, evitou julgamentos de certos e errados e concentrou seu foco em trazer informação para que nossos leitores saibam a diferença entre Coaching e seus diferen­tes campos de aplicação.

Após uma ampla pesquisa, elegemos alguns segmentos para serem abordados: Coaching de Vida, Negócios, Equipe, Carreira e Esportes.

Vamos abordar duas modalidades a cada edição e começamos com Coaching de Vida, escrito por Patricia Buzolin e Coaching de Negócios, escrito por Liamar Fernandes.

Maria Angélica traz excelentes reflexões sobre o caso que nossa coach Maria nos traz nesta edição, onde seu coachee desabafa que odeia a empresa e chefe e pede socorro, cenário bem comum ao Coaching Executivo.

E temos mais para você pensar, refletir e ser mais feliz.

Boa leitura,

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 02/03/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Ediitorial ed 150 - Action Learning - Parte II

Querido(a) leitor(a), Chegamos à edição 150 da Revista Coaching Brasil, e há algo profundamente simbólico nesse número redondo, cheio de sentido. Mais do que um marco editorial, esta edição representa um ciclo que se completa e, ao mesmo tempo, se renova. Em 2019, publicamos a edição 70, dedicada ao Action Learning, quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Conferência... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 149 - Action Learning

Querido(a), leitor(a), Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos. Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 148 - Cultura Organizacional

Querido(a), leitor(a), há algo invisível, mas sempre presente, que guia cada gesto, cada silêncio, cada decisão dentro de uma organização. É como uma música de fundo que nunca para de tocar, às vezes suave, às vezes estridente, às vezes quase inaudível, mas que dita o ritmo da dança. Essa música se chama Cultura Organizacional. Esse tema me acompanha há mais de três... leia mais

4 minutos

Estruturas Libertadoras

Querido(a), leitor(a), No dossiê desta edição, falamos sobre pessoas e a forma como participam e interagem em grupos e equipes, seja no trabalho, em reuniões, ou mesmo no ambiente de treinamento. A baixa participação de muitas pessoas nessas ocasiões, seja por medo, insegurança ou desinteresse, compromete a representatividade das soluções construídas e enfraquece o compromisso... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 146 - Coaching Climático

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Tem coisa que a gente escuta e o corpo já reage, não é mesmo? “Crise climática” é uma delas. Só de ouvir, já vem aquele misto de incômodo, negação, peso… e vontade de mudar de assunto rapidinho. Afinal, parece papo para cientista da ONU, ativista deitado no asfalto ou político querendo ganhar votos com selo verde. E aí vem... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium