Não espere o incentivo dos outros; o primeiro a acreditar no seu sonho tem que ser você.
Autor desconhecido
Muitas pessoas me procuram em busca de um “treinamento” para motivar suas equipes; explico que posso fazer um trabalho para estimular, inspirar e até para mostrar que a motivação vem de dentro, ou seja, que cada um encontrará a motivação em si mesmo, mas que não se pode garantir que o simples fato de participar de uma ação de capacitação garantirá motivação e engajamento.
Treinamentos, cursos, palestras, não funcionam como remédios... Principalmente porque quando se trata de mudanças de atitude, de comportamento, de visão de mundo, de paradigmas, o desejo e empenho do indivíduo é essencial. Sem a vontade de mudar o modus operandi, nada acontece.
Se você quer vencer, não fique olhando a escada.
Comece a subir, degrau por degrau, até chegar ao topo.
Autor desconhecido
Ainda que em um primeiro momento a motivação seja alcançada, será preciso que ela se mantenha durante o tempo. Ela precisa ser sustentável, para usar um termo em voga atualmente... E é justamente aí que mora o perigo, já que a nossa motivação pode ser abalada pela rotina, pelas frustrações e pelos percalços variados que enfrentamos a cada dia.
É tão comum ver as pessoas saírem de treinamentos motivacionais “pilhadas”, cheias de energia e disposição, que vai se esvaindo ao longo dos dias, solapada pelas agruras e dificuldades cotidianas. Caem na rotina de desânimo, frustração e reclamação...
Motivação é um tema recorrente nas reuniões de equipe e de lideranças. E pelo que dizem, está em falta não só no mundo corporativo, mas ao que parece, na vida em geral, já que muitas pessoas se queixam da falta de motivação para as atividades diárias, profissionais ou não.