Acredite no poder do grupo!
Essa afirmação sempre me causou certo desconforto e ceticismo, pois sempre acreditei que o Coach deveria ter o controle da sessão, seja ela individual ou em grupo.
Certo dia, em minha especialização em Coaching Ontológico, fui submetida à experiência de vivenciar uma ferramenta de solução de problemas baseada nesse poder – Action Learning – e vi o poder da aprendizagem através da ação em um grupo de pessoas focadas em solucionar um determinado problema.
Fundamentada na integração da teoria e experiência de Reg Revans e de seus seguidores no Reino Unido e na Europa; no laboratório de educação e aprendizagem experiencial nos EUA; na teoria Aberta de Sistemas e nos proponentes da Teoria de Sistemas Sócio-Técnicos de Ludvig Von Bertalanffy, Eric Trist, Fred Emery, Hugh Murray, Chris Argyris e Peter Senge. A técnica consiste num processo que envolve um pequeno grupo de pessoas, entre 4 a 8 participantes, trabalhando com um problema, implementando ações e aprendendo como indivíduos e como grupo. A metodologia cria oportunidades de discussão e de desenvolvimento de competências de liderança ao longo do processo, criando um modo de pensar e agir diferente, frente a solução de problemas, onde os participantes são orientados a levantar questionamentos ao invés de oferecer soluções prontas. Não há aprendizado sem ação e ação sem aprendizado: essa é uma premissa fundamental do processo.
Duas regras básicas
1- Afirmações somente em resposta a perguntas: essa etapa é a grande mudança de mind set do processo, pois existe a premissa que o processo tenha caráter investigativo, privilegiando desse modo, a exploração do processo ao invés da solução imediata. Esta conduta garante que a discussão tenha seu foco sobre o que não é conhecido ou entendido. É fundamental entender o escopo do problema, isso contribui consideravelmente na qualidade do plano de ação.