revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #38 - Julho 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como escolher uma ferramenta de Coaching

“Não importa que eu tenha uma opinião diferente do outro; mas sim, que o outro venha a encontrar o 'seu certo', a partir de si próprio, se eu contribuir um pouco para tal”.
Rudolf Steiner

Diante das várias publicidades sobre novas e antigas ferramentas de coaching que passam pelos meus olhos via redes sociais ou emails, sinto-me extremamente incomodada.

Acredito, por princípio de trabalho e metodológico, que as principais ferramentas de coaching são os indivíduos envolvidos – performer e coach, pois é nesta relação que tudo acontece. Uma relação e um processo que vêm se banalizando ao longo do tempo devido ao grande número de profissionais que se colocam como coaches e, com pouco preparo, entram neste mercado a cada dia. Para estes coaches, a ferramenta funciona como uma “tábua de salvação”. Dá um caminho para o processo, segurança para o coach e atividades para o performer, mas também, podem “engessar”, padronizar, ser o mesmo “remédio” para qualquer “doença”.

Então, a ferramenta de coaching deve estar a serviço de quem?

Entendendo Ferramenta como um conjunto de técnicas e instrumentos, materiais ou não, usados e escolhidos pelo coach ao longo de um processo de coaching e, na minha experiência, quanto mais a ferramenta usada focar o performer, suas questões e seu processo de desenvolvimento, mais eficaz será seu resultado.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium