Muitas pessoas não conseguem realizar que elas possuem centenas de habilidades e não somente algumas. Simples habilidades como fechar a mão e segurar uma raquete de tênis somente, até lidar com complexos sistemas de montagem e quebra-cabeças, ou até escrever textos muito bem elaborados.
No meio dessas tantas habilidades, algumas serão mais importantes que outras, e isso vai depender do contexto. Algumas serão mais importantes para uma tomada de decisão na carreira, outras serão melhores em um planejamento de carreira, outras vão fazer mais sentido para um tipo de ocupação ou profissão.
O que acontece no cenário atual é que muitas pessoas se limitam a um tipo somente de habilidade, a uma só categoria,como vamos ver nesse artigo, e com isso perdem a chance de expandir seus conhecimentos sobre si próprio e ampliar os horizontes profissionais.
Para simplificar esse entendimento sobre as habilidades eu gosto de trabalhar dividindo as habilidades em três categorias: Habilidades Adaptativas, Habilidades Transferíveis e Habilidades específicas do trabalho.