A gestação de um Coach começa bem antes de sua formação; assim que essa possibilidade de atuação profissional começa a chamar sua atenção e figurar como uma possibilidade, o embrião começa a se formar. O primeiro passo não é correr para fazer uma formação e começar a trabalhar, antes disso é recomendável uma reflexão profunda para entender se ser Coach é para você.
Para se tornar Coach, o profissional precisa:
- desenvolver-se para ser o principal instrumento do processo de Coaching: comunicar-se sem julgamento, escutar de forma ativa, estabelecer Rapport, ser capaz de silenciar a mente e estar presente, saber conduzir um processo de questionamento que abra possibilidades, entre outras coisas;
- conhecer as teorias que fundamentam o processo de coaching;
- conhecer os diferentes modelos de Coaching;
- conhecer as aplicabilidades do processo;
- no caso do Coaching Executivo e Empresarial, conhecer o contexto empresarial e de negócios.
Tendo consciência de tudo isso, você será capaz de decidir se quer fazer esse investimento. Se a resposta for sim, o próximo passo é fazer uma formação consistente, que lhe ofereça o conhecimento descrito acima, além da oportunidade de atender com supervisão e também de passar por um processo de coaching, para ter essa experiência como cliente.
Trilhando esse caminho, agora seria natural começar a ganhar experiência, informando seus primeiros clientes que ainda está em formação. Assim, sua carreira tem início e, portanto, nasce um Coach!