revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #34 - Março 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Os 12 recortes em Coaching de Carreira

Hoje vivemos em um mundo de pessoas infelizes e não realizadas com a sua vida profissional, e isso não sou eu quem está dizendo, mas são os resultados das pesquisas, realizadas no Brasil e no mundo, que estão demonstrando.

Segundo uma recente pesquisa realizada pelo ISMA, um órgão sem fins lucrativos (International Stress Management Association) apontou que 80% da população brasileira, ativa no trabalho, anda bem infeliz, muitos querem mudar de emprego e de vida, outros querem crescer na própria empresa e não sabem como, outros querem ter o próprio negócio, uma grande parte está se aposentado e não tem nem ideia do que fazer depois.

Agora olha só outra estatística que assusta bastante. Quase 90% dos trabalhadores no mundo estão infelizes, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Galup.

Além disso, não é preciso muita pesquisa para entender isso, bastar conversar com amigos e conhecidos para mensurar a insatisfação com o trabalho.

Vários são os motivos dessa insatisfação. Por exemplo, muitas pessoas provavelmente não tiveram uma orientação profissional na fase mais importante da formação, no final do ensino básico, hoje chamado ensino médio. Outros foram altamente influenciados em suas escolhas e tiveram seus rumos profissionais pré-determinados pelos pais. Existe ainda um grupo que escolheu o que veio na cabeça, pois estavam totalmente perdidos, e uma boa parte ainda está buscando um lugar para ser feliz.

Frente a esses desafios é que surgem no mercado métodos para ajudar as pessoas a serem felizes em suas vidas profissionais, em suas carreiras.

Dentre elas o processo de coaching é o que vem despontando como uma das estrelas, e a razão é simples, o coaching é um processo pragmático e que gera resultados rápidos. Lógico que não podemos utilizar isso como uma promessa, mas a verdade é que o coaching voltado às questões de carreira ou o coaching de carreira como é chamado realmente, promove resultados fantásticos.

Quando falamos em CARREIRA estamos nos referindo a vários cenários de conflitos, buscas e desafios. Eu costumo chamar isso de recortes de oportunidade em coaching de carreira. São fases, momentos vividos por indivíduos em diferentes momentos e contextos e que um bom Coach pode fazer diferença.

Os 12 recortes em Coaching de Carreira

- Coaching de Carreira para Escolha Profissional
Esse tipo de trabalho é indicado para adolescentes e jovens que estão em fase de escolha profissional, são alunos de Ensino Médio, cursinhos e alunos que desistem logo no primeiro ano de curso superior. Esse recorte pode ser chamado também de coaching vocacional, e foi esse o termo que eu adotei para realizar esse trabalho.

- Coaching de Carreira para Universitários
Nesse recorte, geralmente, o coaching vai servir para aquelas pessoas que estão terminando o curso superior e precisam entrar para o mercado de trabalho. Além disso, o coaching pode auxiliar também os alunos durante o curso. Muitos alunos precisam estabelecer um planejamento, precisam ter foco e organização para conquistar os seus diplomas.

- Coaching de Carreira para o Primeiro Emprego
Muitos jovens que estão entrando para o mercado de trabalho precisam passar por um momento de adaptação, isso significar alinhar os valores, as atitudes e desenvolver suas competências para tornarem-se grandes profissionais e crescerem na empresa. O coaching nessa fase pode contribuir muito.

- Coaching para Job Searching (Procura de Emprego)
Esse é um tipo de trabalho muito difundido nos Estado Unidos. São pessoas que estão buscando uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Esse trabalho vai desde a definição de posicionamento, exploração de competências e talentos, até o sistema de prospecção do currículo.

- Coaching para Geração Y
A questão do conflito de gerações é algo bem presente no mundo corporativo, hoje vivemos um momento onde quatro gerações diferentes estão trabalhando no mesmo ambiente. Isso requer não só um trabalho específico de acompanhamento com o jovem que representa a geração Y, mas com os seus líderes também. O coach pode contribuir muito nessa adaptação.

- Coaching para Empreendedores
O Brasil é um dos grandes celeiros de empreendedores, são pessoas que buscam ter o controle da própria vida e realizar seus sonhos pessoais. Porém, ao mesmo tempos que possuímos um grande número de empreendedores, a estatística em relação aos negócios que fracassam também aumenta, e isso ocorre por alguns motivos que podem ser evitados com um bom processo de coaching.

- Coaching para Transição de Carreira
Como coloquei no início desse artigo, hoje vivemos em um mundo de pessoas infelizes com o seu trabalho, e essas pessoas estão buscando uma forma de viverem a vida de seus sonhos. Muitos estão trabalhando há anos na mesma empresa, no mesmo segmento, outros estão buscando qualidade de vida, querem estar mais próximos da família, dos amigos e ter uma vida mais flexível. O coaching pode ser uma ferramenta poderosa para esse desafio que exige muito planejamento, pesquisa e um trabalho de autoconhecimento profundo

- Coaching para Desenvolvimento de Carreira
Ao contrário das pessoas que desejam mudar de emprego, de estilo de vida, existem as pessoas que desejam chegar ao topo de suas empresas, almejam construir uma carreira de sucesso no mundo corporativo. Para isso precisam desenvolver competências, habilidades específicas, melhorar sistema de relacionamento, e o Coach pode ser um grande aliado nesse desafio.

- Coaching para descarrilamento de Carreira
A pressão do trabalho, principalmente do mundo corporativo, é um fato inegável, principalmente em fase de crise de mercado. Muitos profissionais acabam se sentindo abatidos, exaustos e com isso a produtividade cai muito. Ao mesmo tempo, surge a insegurança dos líderes em relação aos seus liderados com baixa autoestima, e é nesse sentido que um trabalho bem feito de coaching pode ajudar nesse resgate de performance.

- Coaching para Expatriados
O número de profissionais estrangeiros trabalhando no Brasil, os chamados expatriados, está em expansão. De acordo com levantamentos do Ministério do Trabalho, foram recebidos 56 mil estrangeiros para trabalhar no País em 2010 ante 42,9 mil no ano anterior. Isso significa que uma boa parte vai precisar fazer uma adaptação a cultura local, ao mercado local e o coaching pode auxiliar nessa fase de adaptação.

- Coaching para Aposentadoria
O Brasil em poucos anos vai se tornar um país de idosos, porém com um alto grau de energia e produtividade. Talvez esse seja um dos recortes mais promissores em coaching de carreira. Nessa turma estão profissionais que estão deixando as empresas e precisam planejar uma sequência de carreira e pessoas que já deixaram sua vida profissional de lado e buscam um novo sentido de vida.

- Coaching para Esportistas
Nesse recorte temos alguns cenários aonde o processo de coaching pode contribuir muito. Temos os esportistas em início de carreira que estão passando do estágio de amadores para profissionais, atletas que são profissionais e desejam atingir o ápice de performance, e os atletas que estão em fase de declínio profissional, pois estão próximos a idade limite exigida pelas diferentes modalidades. Cada qual, em cada fase, necessita de um apoio de alguém que os ajude a planejar e executar um planejamento mais assertivo, e o coaching é o processo indicado.


Talvez, para você que deseja se tornar um coach de carreira ou talvez já é um coach e deseja atuar dentro desse universo, aqui vai um conselho: não tente trabalhar todos esses recortes ao mesmo tempo. Veja o meu caso, eu iniciei minha carreira como Coach ajudando jovens em suas escolhas profissionais e com o passar do tempo fui ampliando esse leque.

Além disso, em termos de mercado de coaching, a tendência é as pessoas buscarem por especialistas, assim como acontece na medicina e na área de saúde. Quando você tem uma dor no joelho, você busca um ortopedista e se for um problema específico no menisco, você procura um especialista que alguém indica.

Agora, o mais importante é você estar apaixonado pelo recorte que escolher, isso é que vai fazer todo o diferencial em sua vida profissional. Seja o melhor no assunto, estude, pratique, se envolva com o tema.

Artigo publicado em 26/07/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching de Carreira e o cenário atual do trabalho

No início do processo de coaching de carreira investigamos, dentre muitas outras coisas, os Talentos, os Valores, as Necessidades, as Competências, os Gaps, as inclinações profissionais e as escolhas feitas pelo cliente durante toda a sua carreira. Após ter todas essas informações organizadas e (re) conhecidas, o coachee deverá se aprofundar no(s) caminho(s)... leia mais

8 minutos

Coaching de Carreira e o cenário atual do trabalho

No início do processo de coaching de carreira investigamos, dentre muitas outras coisas, os Talentos, os Valores, as Necessidades, as Competências, os Gaps, as inclinações profissionais e as escolhas feitas pelo cliente durante toda a sua carreira. Após ter todas essas informações organizadas e (re) conhecidas, o coachee deverá se aprofundar no(s) caminho(s) escolhido(s),... leia mais

8 minutos

As inúmeras possibilidades exploradas no coaching de carreira

Uma das coisas mais interessantes sobre os processos de coaching de carreira é observar os elementos trazidos pelos coachees no início da nossa jornada e compará-los ao resultado final, após alguns meses de trabalho. Gosto de lembrar como tudo começou, o caminho que percorremos juntos e ver a força interior que eles tiveram para chegar onde estão. O processo de coaching de carreira é um... leia mais

9 minutos

A sólida carreira de um Master Coach ICF

Esta coluna é normalmente dedicada a tratar o Coaching de Carreira, mas em épocas em que as conversas sobre coaching giram em torno de criminalização, regulamentação e banalização, julguei importante, relevante e oportuno falar sobre a carreira de um coach segundo os parâmetros definidos pela ICF. Nestes tempos, torna-se cada vez mais necessário ajudar os contratantes, sejam pessoa... leia mais

12 minutos

Como as âncoras de carreira nos ajudam a entender as inclinações profissionais do coachee

Quando fiz minha formação em Coaching de Carreira, pelo ICI, em curso específico para lidar com clientes em transição de carreira ou com questões relacionadas à profissão, tive meu primeiro contato com as teorias de Edgar Schein. Schein foi um importante teórico do mundo do trabalho, criador do conceito de “cultura organizacional”, Ph. D. em Psicologia Social na Universidade de... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium