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Edição #34 - Março 2016

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Saiba lidar com a remuneração

Ao saber do tema para este texto - remuneração para o começo da jornada de coach - me deparei com um desafio enorme! No anseio de encontrar insights e definições, mergulhei numa pesquisa em busca de dados, informações e experiências. O vasto material encontrado gerou um grande número de ramificações. Escolhi algumas delas para tratar neste texto.

Além de todos os dados que coletei, vieram à cabeça muitas cenas e conversas que tive quando estava na fase de passar do atendimento de coaching gratuito (pro bono) para o remunerado, logo após concluir a formação. Foi um momento repleto de dúvidas e angústias:

  • Está na hora de cobrar?
  • Quanto vou cobrar?
  • Como vou calcular o preço?
  • Como vou comunicar o preço ao cliente?
  • Qual é o preço que me sinto con­fortável de cobrar?
  • Qual é o preço que me sinto au­toconfiante em relação à quali­dade do serviço que entrego?
  • Eu pagaria este preço para fazer o processo de coaching comigo?
  • Consigo me sustentar só com o coaching?

 A minha experiência de 20 anos em Marketing ajudou a compreender e ter uma nova perspectiva sobre o tema. Destaco algumas distinções úteis para prosseguirmos:

  • Preço: é uma unidade monetária entregue por A em troca de algo recebido de B, ou seja, é o mon­tante necessário para adquirir determinado produto ou servi­ço. Por exemplo, o preço da con­sulta do neurologista é R$ 420;
  • Valor: é a soma dos benefícios percebidos pelo cliente. Isto é, o julgamento que o cliente faz sobre o produto e/ou serviço que ele recebe, levando em con­ta, nessa equação, o preço pago. Por exemplo “o da marca X é ar­tesanal, lindo e dura muito, ele vale o preço de R$ 300”;
  • Remuneração: é a soma dos ganhos financeiros por serviços prestados em um dado período de tempo. Por exemplo: recebo uma comissão de R$ 50 por par de sapato vendido, se eu vender 40 sapatos este mês, minha re­muneração será de R$ 2.000.

E o que estas distinções têm a ver com a fase de transição entre o atendimento de coaching pro bono para o remunerado? Elas ajudam a refletir sobre os diferentes tópicos que compõem e impactam esta fase e incluem uma perspectiva mercadológica para as questões importantes sobre o tema. Ao longo destes próximos tópicos, proponho alguns exercícios para fazermos juntos!

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