revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #34 - Março 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Saiba lidar com a remuneração

Ao saber do tema para este texto - remuneração para o começo da jornada de coach - me deparei com um desafio enorme! No anseio de encontrar insights e definições, mergulhei numa pesquisa em busca de dados, informações e experiências. O vasto material encontrado gerou um grande número de ramificações. Escolhi algumas delas para tratar neste texto.

Além de todos os dados que coletei, vieram à cabeça muitas cenas e conversas que tive quando estava na fase de passar do atendimento de coaching gratuito (pro bono) para o remunerado, logo após concluir a formação. Foi um momento repleto de dúvidas e angústias:

  • Está na hora de cobrar?
  • Quanto vou cobrar?
  • Como vou calcular o preço?
  • Como vou comunicar o preço ao cliente?
  • Qual é o preço que me sinto con­fortável de cobrar?
  • Qual é o preço que me sinto au­toconfiante em relação à quali­dade do serviço que entrego?
  • Eu pagaria este preço para fazer o processo de coaching comigo?
  • Consigo me sustentar só com o coaching?

 A minha experiência de 20 anos em Marketing ajudou a compreender e ter uma nova perspectiva sobre o tema. Destaco algumas distinções úteis para prosseguirmos:

  • Preço: é uma unidade monetária entregue por A em troca de algo recebido de B, ou seja, é o mon­tante necessário para adquirir determinado produto ou servi­ço. Por exemplo, o preço da con­sulta do neurologista é R$ 420;
  • Valor: é a soma dos benefícios percebidos pelo cliente. Isto é, o julgamento que o cliente faz sobre o produto e/ou serviço que ele recebe, levando em con­ta, nessa equação, o preço pago. Por exemplo “o da marca X é ar­tesanal, lindo e dura muito, ele vale o preço de R$ 300”;
  • Remuneração: é a soma dos ganhos financeiros por serviços prestados em um dado período de tempo. Por exemplo: recebo uma comissão de R$ 50 por par de sapato vendido, se eu vender 40 sapatos este mês, minha re­muneração será de R$ 2.000.

E o que estas distinções têm a ver com a fase de transição entre o atendimento de coaching pro bono para o remunerado? Elas ajudam a refletir sobre os diferentes tópicos que compõem e impactam esta fase e incluem uma perspectiva mercadológica para as questões importantes sobre o tema. Ao longo destes próximos tópicos, proponho alguns exercícios para fazermos juntos!

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O assediador é o outro

Trago um tema que muitas vezes evitamos discutir ou encarar: como cada um de nós pode, sim, ser um assediador sem se dar conta. Segundo a Controladoria Geral da União “O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exageradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma... leia mais

8 minutos

O essencial cabe na bagagem de mão?

Algo muito importante e que não pode faltar. Esse é o significado da palavra essencial. Mas, como definir o que é essencial ou prioridade em nossa vida? É escolher o que realmente queremos, o que faz sentido e nos faz feliz? Ou acreditar que a vida nos apresenta um cenário e a gente vai se encaixando nele da melhor forma? Comparo essas questões com arrumar a mala. O que levar para uma... leia mais

5 minutos

Grupo 3 - Abordagens Metodológicas

Ao longo desses 10 anos da Revista Coaching Brasil, trouxemos muitas metodologias procurando abrir a “caixa preta”, e mostrar os fundamentos, foco, possibilidades e limitações de cada metodologia. Fiz uma lista com todas as abordagens metodológicas que já abordamos, e caso você sinta falta de alguma, por gentileza me avise que vou colocar na lista de próximas edições. Sempre... leia mais

10 minutos

Sobre Escuta Ativa

Ao falarmos de comunicação, a grande ênfase na maior parte dos cursos, é colocada na nossa capacidade e habilidade em nos comunicarmos bem, de forma clara. Praticamente em todo curso que ministrei sobre Comunicação Empática, com base na CNV (Comunicação Não Violenta), alguém citava a importância de termos uma comunicação assertiva. Bem, isso dá uma longa discussão sobre o que... leia mais

4 minutos

Pontos Fortes e Confiança

A confiança acelera os negócios, melhora os relacionamentos e reduz o estresse no trabalho. Ela é uma catalisadora da performance e do bem-estar humanos, porém não é um assunto trabalhado com a devida atenção e intenção no dia-a-dia. Vemos ambientes tóxicos, microgestão, lideranças sobrecarregadas, síndrome de impostor e índices alarmantes de ansiedade, preocupação e burnout em... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium