Ao saber do tema para este texto - remuneração para o começo da jornada de coach - me deparei com um desafio enorme! No anseio de encontrar insights e definições, mergulhei numa pesquisa em busca de dados, informações e experiências. O vasto material encontrado gerou um grande número de ramificações. Escolhi algumas delas para tratar neste texto.
Além de todos os dados que coletei, vieram à cabeça muitas cenas e conversas que tive quando estava na fase de passar do atendimento de coaching gratuito (pro bono) para o remunerado, logo após concluir a formação. Foi um momento repleto de dúvidas e angústias:
- Está na hora de cobrar?
- Quanto vou cobrar?
- Como vou calcular o preço?
- Como vou comunicar o preço ao cliente?
- Qual é o preço que me sinto confortável de cobrar?
- Qual é o preço que me sinto autoconfiante em relação à qualidade do serviço que entrego?
- Eu pagaria este preço para fazer o processo de coaching comigo?
- Consigo me sustentar só com o coaching?
A minha experiência de 20 anos em Marketing ajudou a compreender e ter uma nova perspectiva sobre o tema. Destaco algumas distinções úteis para prosseguirmos:
- Preço: é uma unidade monetária entregue por A em troca de algo recebido de B, ou seja, é o montante necessário para adquirir determinado produto ou serviço. Por exemplo, o preço da consulta do neurologista é R$ 420;
- Valor: é a soma dos benefícios percebidos pelo cliente. Isto é, o julgamento que o cliente faz sobre o produto e/ou serviço que ele recebe, levando em conta, nessa equação, o preço pago. Por exemplo “o da marca X é artesanal, lindo e dura muito, ele vale o preço de R$ 300”;
- Remuneração: é a soma dos ganhos financeiros por serviços prestados em um dado período de tempo. Por exemplo: recebo uma comissão de R$ 50 por par de sapato vendido, se eu vender 40 sapatos este mês, minha remuneração será de R$ 2.000.
E o que estas distinções têm a ver com a fase de transição entre o atendimento de coaching pro bono para o remunerado? Elas ajudam a refletir sobre os diferentes tópicos que compõem e impactam esta fase e incluem uma perspectiva mercadológica para as questões importantes sobre o tema. Ao longo destes próximos tópicos, proponho alguns exercícios para fazermos juntos!