revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #3 - Agosto 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Quem precisa de Coaching?

“Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximi­zar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas ...”.
Timothy Gallwey


Quem precisa de Coaching?

Por que precisamos?

Quem indica ou sugere?

O que se espera de resultado?

 

Quero compartilhar com vocês minha percepção, visão e expe­riência sobre essas questões. Vamos lá!


Quem precisa de Coaching?

Entendo que precisamos do ou­tro para crescer, ser e viver. Não existe aprendizado sem inte­ração. O processo de aprendiza­gem se faz junto com o outro. Como citado por Gallwey na fra­se acima, Coaching é a relação de confiança e parceria que po­tencializa e revela o melhor das pessoas.

Na edição número 1 da Revista Coaching Brasil, cuja matéria de capa foi o tema “O que é Coa­ching”, Rosa Krausz conceitua Coaching como um “processo de facilitar o desempenho, a apren­dizagem e o desenvolvimento da pessoa para que esta alcance os resultados que almeja”.

Entendemos Coaching como o processo de facilitar a aprendi­zagem e o desempenho de ou­tra pessoa através da utilização ótima do seu potencial, com a finalidade de alcançar os resul­tados por ela almejados.

O processo de Coaching con­tribui para que as pessoas e os grupos se transformem, refli­tam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores e cren­ças, aprofundem sua aprendi­zagem, incorporem novas habi­lidades e capacidades ao ponto de encontrarem melhores alter­nativas válidas, apesar do con­texto em que atuam, e com isso expandam a sua prontidão para agir de forma coerente e eficaz.

É na conversação, no encontro, que este processo ocorre e que o outro nos oferece o espelho importante para nos vermos, re­fletirmos e modificar nossa per­cepção, nosso molde pelo qual percebemos os acontecimentos e fatos. Somente quando o sig­nificado se modifica, se trans­forma, é que novos modos de ver e de se comportar surgem e um novo momento desse viver se instala.

Por que precisamos de Coaching?

São inúmeros os momentos em que nos perguntamos e não ob­temos respostas. Falando de transformação, é no dia-a-dia que questões nos colocam em mo­mentos de reflexão, como estas:

  • Quais competências te­nho que desenvolver para atingir os objetivos da empresa?
  • Quais são meus objetivos pessoais?
  • O que procuro e quero?
  • Como sou como líder e como impacto o clima da minha equipe?
  • Como posso conseguir melhores resultados?
  • Como conseguir um alto nível de motivação pes­soal?
  • E da minha equipe?
  • Como minhas experiên­cias de vida e carreira podem apoiar meus obje­tivos futuros?
  • Como encarar conflitos como oportunidades de mudança e crescimento?
  • Como manter o equilíbrio entre minha vida profis­sional e pessoal?
  • Como me tornar mais es­tratégico e menos opera­cional?
  • Consigo delegar?

Essas e muitas outras questões remetem a momentos impor­tantes em nossas vidas, mo­mentos que precisam do outro para espelhar, refletir, ouvir e potencializar a reflexão para o encontro de possíveis respostas e caminhos alternativos.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Inclusivo e TDAH nos Negócios: estratégias para um mundo do trabalho mais justo, produtivo, humano e feliz

Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa no modo como lideramos pessoas e organizamos o trabalho. A diversidade, finalmente, começou a ganhar espaço nas Organizações, mas ainda focada em marcadores visíveis como gênero, raça, idade, condições físicas, sexualidade, entre outros. Entretanto, é preciso ir além, é necessário incluir aspectos “invisíveis” que... leia mais

16 minutos

Os Múltiplos Rostos da Escassez: o Medo que se Disfarça de Realidade

Pois aqui iniciamos a nossa jornada de descobrimentos e queremos compartilhá-la com você, caro leitor. Como compartilhei no capítulo anterior, quando iniciamos este caminho, havíamos pensado em explorar este binômio escassez-abundância, para vermos o que seria revelado, tanto na pesquisa bibliográfica, quanto nas entrevistas. O primeiro achado, bem contundente, é de que o senso comum... leia mais

16 minutos

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos

O Sentir de um Novo Ciclo

Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium