revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #3 - Agosto 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Quem precisa de Coaching?

“Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximi­zar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas ...”.
Timothy Gallwey


Quem precisa de Coaching?

Por que precisamos?

Quem indica ou sugere?

O que se espera de resultado?

 

Quero compartilhar com vocês minha percepção, visão e expe­riência sobre essas questões. Vamos lá!


Quem precisa de Coaching?

Entendo que precisamos do ou­tro para crescer, ser e viver. Não existe aprendizado sem inte­ração. O processo de aprendiza­gem se faz junto com o outro. Como citado por Gallwey na fra­se acima, Coaching é a relação de confiança e parceria que po­tencializa e revela o melhor das pessoas.

Na edição número 1 da Revista Coaching Brasil, cuja matéria de capa foi o tema “O que é Coa­ching”, Rosa Krausz conceitua Coaching como um “processo de facilitar o desempenho, a apren­dizagem e o desenvolvimento da pessoa para que esta alcance os resultados que almeja”.

Entendemos Coaching como o processo de facilitar a aprendi­zagem e o desempenho de ou­tra pessoa através da utilização ótima do seu potencial, com a finalidade de alcançar os resul­tados por ela almejados.

O processo de Coaching con­tribui para que as pessoas e os grupos se transformem, refli­tam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores e cren­ças, aprofundem sua aprendi­zagem, incorporem novas habi­lidades e capacidades ao ponto de encontrarem melhores alter­nativas válidas, apesar do con­texto em que atuam, e com isso expandam a sua prontidão para agir de forma coerente e eficaz.

É na conversação, no encontro, que este processo ocorre e que o outro nos oferece o espelho importante para nos vermos, re­fletirmos e modificar nossa per­cepção, nosso molde pelo qual percebemos os acontecimentos e fatos. Somente quando o sig­nificado se modifica, se trans­forma, é que novos modos de ver e de se comportar surgem e um novo momento desse viver se instala.

Por que precisamos de Coaching?

São inúmeros os momentos em que nos perguntamos e não ob­temos respostas. Falando de transformação, é no dia-a-dia que questões nos colocam em mo­mentos de reflexão, como estas:

  • Quais competências te­nho que desenvolver para atingir os objetivos da empresa?
  • Quais são meus objetivos pessoais?
  • O que procuro e quero?
  • Como sou como líder e como impacto o clima da minha equipe?
  • Como posso conseguir melhores resultados?
  • Como conseguir um alto nível de motivação pes­soal?
  • E da minha equipe?
  • Como minhas experiên­cias de vida e carreira podem apoiar meus obje­tivos futuros?
  • Como encarar conflitos como oportunidades de mudança e crescimento?
  • Como manter o equilíbrio entre minha vida profis­sional e pessoal?
  • Como me tornar mais es­tratégico e menos opera­cional?
  • Consigo delegar?

Essas e muitas outras questões remetem a momentos impor­tantes em nossas vidas, mo­mentos que precisam do outro para espelhar, refletir, ouvir e potencializar a reflexão para o encontro de possíveis respostas e caminhos alternativos.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Humanizar a comunicação: reivindicar e pesquisar práticas comunicativas humanizadas

“[Comunicar] trata-se de fazer o outro chegar perto da emoção e da força do vivido.” Ciro Marcondes Filho (2019, p. 26) Quando observamos a circulação do termo “comunicação” acompanhado de adjetivos que reforçam suas qualidades subjacentes, entendemos que pode haver uma ponta de denúncia e outra de reivindicação. Denúncia de uma comunicação mecânica, automática e... leia mais

14 minutos

Gestão de crise nas organizações: a necessidade da inteligência emocional em todas as etapas

Nunca fomos tão desafiados a gerenciar crises como no cenário atual. A pandemia causada pela COVID-19 trouxe um enorme desafio global, onde vida e morte estavam e ainda estão no centro das decisões mundiais. Dilemas de ordem política, econômica e ideológica tornaram-se evidentes, e crises diplomáticas surgem na corrida pelas respostas e soluções de enfrentamento. No campo mais... leia mais

14 minutos

Responsabilidade Social: o olhar de quem cuida

Só há uma norma pela qual uma época pode ser justamente julgada: em que medida ela permitiu o desenvolvimento da dignidade humana? Romano Guardini Assim como toda empresa é mais que uma atividade econômica, é, antes de tudo uma atividade dirigida por pessoas a serviço da sociedade, entendo que toda profissão – seja ela qual for -, carrega em si uma responsabilidade... leia mais

15 minutos

Os Fundamentos Generativos dos Resultados nas Organizações

Vendo Organizações com Novos Olhos Como seres humanos, sempre vivemos no mundo que podemos ver. Também convivemos com o que os psicólogos chamam de "cegueira cognitiva". Cegueira é a condição em que não sabemos o que não sabemos. Por exemplo, eu não fui treinado como médico, então eu não tenho as distinções, os "olhos" para ver o que um médico pode ver. O médico vê corpos de... leia mais

16 minutos

Tempos Pós-Normais: A Mudança está Mudando

“Existem dois tipos de mudança: a que nos acontece e a que fazemos acontecer.” Rosa Alegria Estamos entrando numa nova era da história. Saindo de um modelo que não estava dando certo – entrando num outro que ainda está por mostrar a que veio, nos defrontamos com o mais alto grau de incerteza já vivido, inaugurado pela pandemia covid19. O contato da experiência... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium