revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #3 - Agosto 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Quem precisa de Coaching?

“Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximi­zar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas ...”.
Timothy Gallwey


Quem precisa de Coaching?

Por que precisamos?

Quem indica ou sugere?

O que se espera de resultado?

 

Quero compartilhar com vocês minha percepção, visão e expe­riência sobre essas questões. Vamos lá!


Quem precisa de Coaching?

Entendo que precisamos do ou­tro para crescer, ser e viver. Não existe aprendizado sem inte­ração. O processo de aprendiza­gem se faz junto com o outro. Como citado por Gallwey na fra­se acima, Coaching é a relação de confiança e parceria que po­tencializa e revela o melhor das pessoas.

Na edição número 1 da Revista Coaching Brasil, cuja matéria de capa foi o tema “O que é Coa­ching”, Rosa Krausz conceitua Coaching como um “processo de facilitar o desempenho, a apren­dizagem e o desenvolvimento da pessoa para que esta alcance os resultados que almeja”.

Entendemos Coaching como o processo de facilitar a aprendi­zagem e o desempenho de ou­tra pessoa através da utilização ótima do seu potencial, com a finalidade de alcançar os resul­tados por ela almejados.

O processo de Coaching con­tribui para que as pessoas e os grupos se transformem, refli­tam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores e cren­ças, aprofundem sua aprendi­zagem, incorporem novas habi­lidades e capacidades ao ponto de encontrarem melhores alter­nativas válidas, apesar do con­texto em que atuam, e com isso expandam a sua prontidão para agir de forma coerente e eficaz.

É na conversação, no encontro, que este processo ocorre e que o outro nos oferece o espelho importante para nos vermos, re­fletirmos e modificar nossa per­cepção, nosso molde pelo qual percebemos os acontecimentos e fatos. Somente quando o sig­nificado se modifica, se trans­forma, é que novos modos de ver e de se comportar surgem e um novo momento desse viver se instala.

Por que precisamos de Coaching?

São inúmeros os momentos em que nos perguntamos e não ob­temos respostas. Falando de transformação, é no dia-a-dia que questões nos colocam em mo­mentos de reflexão, como estas:

  • Quais competências te­nho que desenvolver para atingir os objetivos da empresa?
  • Quais são meus objetivos pessoais?
  • O que procuro e quero?
  • Como sou como líder e como impacto o clima da minha equipe?
  • Como posso conseguir melhores resultados?
  • Como conseguir um alto nível de motivação pes­soal?
  • E da minha equipe?
  • Como minhas experiên­cias de vida e carreira podem apoiar meus obje­tivos futuros?
  • Como encarar conflitos como oportunidades de mudança e crescimento?
  • Como manter o equilíbrio entre minha vida profis­sional e pessoal?
  • Como me tornar mais es­tratégico e menos opera­cional?
  • Consigo delegar?

Essas e muitas outras questões remetem a momentos impor­tantes em nossas vidas, mo­mentos que precisam do outro para espelhar, refletir, ouvir e potencializar a reflexão para o encontro de possíveis respostas e caminhos alternativos.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Psicologia, Espiritualidade e Coaching

Na década de 50 Abraham Harold Maslow, psicólogo norte americano afirmou: “Precisamos de uma psicologia positiva, que estude a dimensão saudável do indivíduo”. Acrescentava que era inerente ao ser humano vivenciar experiências culminantes e que essas eram positivas, transformadoras; traziam à tona estados de êxtase, alegria, cura, promoviam valores construtivos, contribuindo para... leia mais

13 minutos

O Modelo SPIRE de Felicidade Integral

- Qual o seu maior sonho? O sonho que você sempre teve e com certeza, sempre, até o final da sua vida, vai ter? - Qual o objetivo final para todas as suas ações? - O que move você a ir além e a acordar todos os dias? A sair para trabalhar, a escolher novas viagens, a colocar tanta energia - ou culpa - nas resoluções de ano novo? Aquilo que você busca todos os dias, você usa como... leia mais

13 minutos

A importância dos valores na construção de um programa de desenvolvimento humano

SOBRE VALORES: Para começarmos a falar sobre esse tema, antes de tudo é importante que possamos compreender que valores vão muito além de uma matriz de conhecimento individual. Valores são a base da construção de relações mais humanas, conexões profundas e alinhamento de uma comunicação de qualidade. Valores são aprendidos, fazem parte da criação. Valores são construídos,... leia mais

15 minutos

A Biografia como força sanadora de transformação

Todos nós, seres humanos aqui no planeta Terra, temos uma Biografia pessoal e única. O desenvolvimento humano segue suas próprias leis e conhecê-las pode acrescentar uma compreensão e significado de muita valia para o fluxo e ocorrências da nossa vida. O conhecimento dos setênios como arquétipo do desenvolvimento humano remonta aos gregos, mas Dr. Bernard Lievegoed e Dra Gudrun Burckart... leia mais

8 minutos

Teoria Integral: Uma Metateoria para a Vida

Há um roteiro clássico que a maioria de nós, profissionais do desenvolvimento de pessoas, estamos bem familiarizados: uma crise importante se instala na vida de uma pessoa (pode ser uma demissão, uma crise de stress, uma desilusão afetiva, uma inquietação interna, uma doença) em que a antiga visão de mundo é estilhaçada, engatilhando uma jornada iniciática. Essa pessoa torna-se um... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium