“Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas ...”.
Timothy Gallwey
Quem precisa de Coaching?
Por que precisamos?
Quem indica ou sugere?
O que se espera de resultado?
Quero compartilhar com vocês minha percepção, visão e experiência sobre essas questões. Vamos lá!
Quem precisa de Coaching?
Entendo que precisamos do outro para crescer, ser e viver. Não existe aprendizado sem interação. O processo de aprendizagem se faz junto com o outro. Como citado por Gallwey na frase acima, Coaching é a relação de confiança e parceria que potencializa e revela o melhor das pessoas.
Na edição número 1 da Revista Coaching Brasil, cuja matéria de capa foi o tema “O que é Coaching”, Rosa Krausz conceitua Coaching como um “processo de facilitar o desempenho, a aprendizagem e o desenvolvimento da pessoa para que esta alcance os resultados que almeja”.
Entendemos Coaching como o processo de facilitar a aprendizagem e o desempenho de outra pessoa através da utilização ótima do seu potencial, com a finalidade de alcançar os resultados por ela almejados.
O processo de Coaching contribui para que as pessoas e os grupos se transformem, reflitam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores e crenças, aprofundem sua aprendizagem, incorporem novas habilidades e capacidades ao ponto de encontrarem melhores alternativas válidas, apesar do contexto em que atuam, e com isso expandam a sua prontidão para agir de forma coerente e eficaz.
É na conversação, no encontro, que este processo ocorre e que o outro nos oferece o espelho importante para nos vermos, refletirmos e modificar nossa percepção, nosso molde pelo qual percebemos os acontecimentos e fatos. Somente quando o significado se modifica, se transforma, é que novos modos de ver e de se comportar surgem e um novo momento desse viver se instala.
Por que precisamos de Coaching?
São inúmeros os momentos em que nos perguntamos e não obtemos respostas. Falando de transformação, é no dia-a-dia que questões nos colocam em momentos de reflexão, como estas:
- Quais competências tenho que desenvolver para atingir os objetivos da empresa?
- Quais são meus objetivos pessoais?
- O que procuro e quero?
- Como sou como líder e como impacto o clima da minha equipe?
- Como posso conseguir melhores resultados?
- Como conseguir um alto nível de motivação pessoal?
- E da minha equipe?
- Como minhas experiências de vida e carreira podem apoiar meus objetivos futuros?
- Como encarar conflitos como oportunidades de mudança e crescimento?
- Como manter o equilíbrio entre minha vida profissional e pessoal?
- Como me tornar mais estratégico e menos operacional?
- Consigo delegar?
Essas e muitas outras questões remetem a momentos importantes em nossas vidas, momentos que precisam do outro para espelhar, refletir, ouvir e potencializar a reflexão para o encontro de possíveis respostas e caminhos alternativos.