Uma grande oportunidade para o coach atuar.
A Crise vem carregada de ruído. Esse ruído é gerado pela mídia, pelas redes sociais, por pessoas do nosso meio e muitas vezes por nós mesmos. É uma grande oportunidade para o coach ajudar o cliente a manter a atenção no que realmente importa. Separando ruído do sinal. Focando mais atenção ao sinal e deixar de ser distraído pelo ruído. Colocando sua energia e tempo naquilo que realmente vai ajudar a superar este momento. Para isso, é importante para o coach também, exercitar esta habilidade de separar o ruído do sinal, ter clareza de como sua atuação é importante neste momento, onde uma tempestade magnética (ruído) altera a direção da bússola.
Quantas vezes agimos no impulso, baseados em uma informação que não sabemos ao certo a origem? Quantas vezes tomamos decisões equivocadas, baseados em uma percepção distorcida da realidade? Quantas vezes resolvemos corretamente o problema errado? O ruído distrai a nossa atenção do que realmente importa, gerando ações distorcidas e afetando os nossos resultados.
Pense em quantas informações chegam até você a cada dia, a cada hora. Quanto disso é realmente uma informação útil, verdadeira, que vai ajudar a construir algo? Por outro lado, quanto dessas informações não servem para nada, são falsas, e não vão ajudar a construir nada, pior, podem destruir coisas que você vem construindo por muito tempo.
A crise abre um espaço muito importante para a atuação do coach: ajudar seus clientes a distinguir o que é sinal e o que ruído. A encontrarem sentido no caos. Descobrirem o melhor caminho dentro do labirinto. É fundamental para alguém que deseja alcançar um resultado em um momento de tumulto saber focar no que realmente importa, o que gera mobilidade, e não apenas movimento desordenado.