Olá Coach!
Foi com muito prazer que aceitei o desafio de escrever, mensalmente, um artigo para a Revista Coaching Brasil e para você, aonde vou tratar especificamente do tema Coaching de Carreira.
Nos últimos anos atuando como coach, mais especificamente de carreira, pude vivenciar e aprender muitas coisas importantes sobre o tema, dentre elas: os conceitos e teorias sobre desenvolvimento vocacional e de carreira, estratégias e ferramentas de coaching de carreira, como funciona o mercado (oportunidades e ameaças) desse nicho, além de marketing para coaches.
Mas vamos ao que interessa nesse espaço, falar de coaching de carreira nos diferentes recortes que o mercado demanda.
Nesse primeiro artigo eu separei um tema interessante para quem deseja trabalhar com processo de coaching vocacional com jovens em fase de escolha profissional. Trata-se de algumas barreiras com as quais os adolescentes e jovens acabam se deparando, inconsciente e conscientemente, durante essa fase. Eu as batizei de BARREIRAS NO PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL.
Alguns aspectos podem atrapalhar o processo de escolha profissional, pois exercem muita influência sobre os jovens durante esse período. Geralmente são acompanhados de crenças que devem ser evidenciadas para que o processo de escolha se torne mais assertivo. Enquanto coach, você deve desenvolver sua habilidade de identificar, e depois de eliminá-las, e isso não ocorre do dia para noite. Trata-se de um processo de algumas sessões.
Vamos conhecer essas barreiras:
Dinheiro
Boa parte dos jovens começa as suas escolhas pelo lado financeiro. Não que estejam errados. O que não é certo é constituir uma escolha somente por este propósito. Isto é vago no sentido existencial e só nos damos conta mais adiante, quando iremos perceber que a vida está sem sentido. Provavelmente você já deve ter notado algum adulto insatisfeito por esse motivo.