“O primeiro passo para aprender o novo, consiste em um grande esforço para desaprender algumas ideias, crenças e princípios, que são consagrados, mas que merecem questionamento.”
Sócrates
O novo líder deve estar preparado para o modelo de gestão atual de uma concorrência acirrada, metas desafiadoras, um ambiente de constante mutação, diversidade de pessoas e a chegada dos inquietos da geração Y.
O perfil desse novo líder tem algumas características diferentes das que estávamos habituados nos idos dos anos 90. Hoje o líder deve oferecer às pessoas mais do que desejam, oferecer um significado para vida, um porquê do cotidiano, ele constrói causas.
Uma das habilidades requeridas atualmente no mundo corporativo é que ele seja um formador de outros líderes, que construa pontes entre clientes/fornecedores/parceiros e comunidades, que faça mais do que o combinado - busca excelência onde atua, garante o presente enquanto constrói o futuro, inspira pelos valores - lidera a si mesmo antes de liderar os outros - educa pelo exemplo, tem congruência - orienta as pessoas para que assumam suas responsabilidades e exerçam o seu potencial.