revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #18 - Novembro 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Meu segredo para abrir o cofre!

Meu encontro com o Coaching acon­teceu durante meu período sabáti­co. Depois de 28 anos trabalhando na área de Tecnologia, senti que era momento de mudar. Minha motivação e coragem para deixar uma carreira bem sucedida em uma empresa sólida surgiram de uma necessidade pesso­al muito forte em mudar meu estilo de vida. Havia passado recentemente por uma situação importante relacio­nada à saúde e decidi que era hora de fazer uma pausa. Com o apoio da mi­nha família e amigos, rompi com uma rotina e um ritmo que me acompanha­ram durante todos estes anos. Anos de muito aprendizado, dedicação, re­alizações, reconhecimento, sucesso e felicidade. Eu tenho muita gratidão ao caminho que percorri e a todos que conheci, que me ajudaram e par­ticiparam desta carreira da qual tenho profundo orgulho. Com toda esta ba­gagem, eu estava com um sentimento de certeza muito forte de “missão cumprida”. E este mesmo sentimento me trazia a igual certeza que era a hora de mudar de estrada.

Para onde? Para fazer o que?

Naquele momento não sabia... Meu foco era desacelerar, me sentir bem, com saúde e energia para o que estivesse por vir. E eu me permiti dar este passo. Sabia que tinha que dar esta guinada e que a hora tinha chegado.

Apesar de não saber o que faria no futuro, eu tinha em minha mente uma frase muito obje­tiva e relevante: “Quero usar minhas habilidades e compe­tências a serviço do próximo!”. Esta frase, com esta clareza, eu repetia internamente, principalmente quando eu era questionada sobre o que iria fazer dali para frente.

Sempre me interessei em apren­der coisas novas, fazer cursos, ouvir palestras de assuntos di­versos, que iam da espiritualida­de e passavam pela organização e gestão do tempo, temas que sempre gostei. Durante meu período sabático, participei de cursos e workshops nas mais diversas áreas. Eu também lia bastante, assistia a documen­tários, programas, lia textos na Internet etc.

Certo dia houve uma oportu­nidade para participar de um workshop sobre Coaching. Fui com uma turma de amigos e o que seria uma oportunidade para revê-los e assistir a pales­tra, acabou sendo um evento que mudaria minha vida. Du­rante o workshop, à medida que o palestrante descrevia o que era Coaching, qual era o papel do Coach e nos orientava a usar algumas ferramentas de Coaching, eu sentia como se eu estivesse descobrindo a senha secreta para abrir um cofre. O cofre desvendava o segredo de minha Missão Pessoal e a senha me dava acesso total ao um novo caminho profissional.

Acabou o workshop e eu disse para mim mesma: É isso que eu quero fazer! E aquela frase “Quero usar minhas habilida­des e competências a serviço do próximo!” estava prestes a virar realidade!

A partir daí, conversei com os palestrantes, pesquisei escolas, decidi por uma delas e me ma­triculei na minha primeira for­mação de Coaching. Minha cer­teza era tamanha e minha mo­tivação tão forte que logo após a formação de Coaching, fiz a cirurgia que já estava planejada e, depois de recuperada, come­cei a atender meus primeiros clientes pro bono (atendimen­to voluntário). Através destes primeiros processos pude pra­ticar as ferramentas que tinha aprendido e já comecei a viven­ciar minha missão.

Outra decisão que tomei e que foi fundamental para a entrada na nova carreira foi contratar um processo de Coaching para mim. Eu queria vivenciar o pa­pel do coachee (cliente de Co­aching), para ter a experiência real de participar do processo sob um outro ângulo. Isto foi fundamental, pois para mim foi um processo “2 em 1”, pois, além de meu objetivo como coachee, eu também observava o trabalho do meu coach, ao colocar as ferramentas em prática comigo. Isto me trouxe segurança e ampliou minha visão e experiência.

O que me encanta no Coaching é que, como disse o profes­sor de minha primeira forma­ção: “- Coaching é um estilo de vida!" Eu sempre procurei ser uma pessoa prática, que gosta de aplicar o que aprende nas coisas do dia-a-dia e é assim que eu vejo o benefício que o Coaching traz para a vida das pessoas! Fazer Coaching é aprender uma forma de atingir objetivos com foco, planeja­mento e ação!

Ao estabelecermos um objetivo para o processo de Coaching, aprendemos muito sobre nós, sobre como funcionamos, nos­so modus operandi, e isso nos possibilita abrir também nos­sos cofres internos e levantar voo rumo aos sonhos que que­remos realizar!

Artigo publicado em 23/06/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A arte de transitar em diferentes mundos

Depois de 20 anos de atuação em Recursos Humanos, já quase na “casa dos 40”, o que mais uma pessoa buscaria em sua carreira? Pois é…foi aí que tudo começou!!! Formada em Psicologia, algumas especializações na área organizacional, formação em Coaching Ontológico, sempre me preocupei em ser consistente em tudo que faço. Sou da opinião que se eu tiver que fazer, vou fazer... leia mais

6 minutos

A soma das suas escolhas

Me senti muito grata pelo convite recebido da Revista Coaching Brasil para contar um pouco de minha trajetória como Coach. Sou empresária do ramo de Telecomunicações e abri minha empresa em 2005 na Serra Catarinense. Tinha o objetivo de construir uma empresa que atendesse não somente com seus serviços ofertados, mas que também se tornasse referência através de ações que levassem... leia mais

5 minutos

Conhece-te a Ti Mesmo

Durante 32 anos, trabalhei como Oficial do Exército, chegando ao posto de coronel; mais do que isso, aprendendo um bocado de coisas: aprendi que a gratidão move o mundo; que nunca devemos deixar para de tarde o que podemos fazer pela manhã; que é possível mudar a nós mesmos, desde que nos permitamos! É algo maravilhoso, que acontece de dentro para fora, por meio do autoconhecimento. Ao... leia mais

6 minutos

Como comecei - ed 41

Primeiramente quero expressar minha gratidão e honra à Revista Coaching Brasil pelo convite para escrever sobre como iniciei minha caminhada no processo de Coaching. Desejo que minha experiência e história vivida possam contribuir e trazer uma possível reflexão de como buscar um novo começo. Gratidão por esta oportunidade ímpar. Ingressei no mercado financeiro, em uma das... leia mais

5 minutos

Como comecei no Coaching

O meu começo no mundo do Coaching foi se­melhante a outros começos ou recomeços em minha vida: surgiu com uma inquietação a partir do momento em que constatei que, como ser­vidora pública federal, estava a pouco da apo­sentadoria. E o questionamento inevitável veio à tona: “e agora, o que farei daqui para frente”? Sempre gostei de trabalhar com mudança, ino­vação, estimular... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium