O objetivo deste artigo com base em experi ncia pr tica e forma o profissional trazer os fundamentos do Coaching Integral e demonstrar como as Pr ticas de Vida Integral quando cuidadosamente desenhadas e intencionalmente realizadas potencialmente constituem o caminho no qual o amadurecimento psicol gico-espiritual acontece e traz com ele transforma es em m ltiplas reas da vida Aten o especial dada s pr ticas som ticas fundamentais para a corporifica o do crescer Abordo tamb m a import ncia de honrar o fluxo cont nuo do autodesenvolvimento como requisito tico da minha pr tica profissional e atua o no mundo trazendo o exemplo simples e potente de uma pr tica com a qual me comprometo O desenvolvimento humano adulto na minha perspectiva o campo mais fascinante da contemporaneidade Enquanto diversas abordagens buscam apoiar o crescimento de indiv duos e organiza es o Coaching Integral se distingue pela compreens o profunda da multidimensionalidade do ser humano e pelo papel central que atribui s pr ticas conscientes e regulares como catalizadoras de transforma o duradoura Coaching Integral uma abordagem sens vel com metodologia que se faz viva atrav s do equil brio entre a permeabilidade dos modelos que o fundamentam e o modo de ser no mundo do coach e do cliente nesse campo f rtil de intersubjetividade que alguns pressupostos sobre a natureza humana se desdobram em transforma o nbsp O primeiro desses pressupostos se baseia na premissa de que a realidade se abre em quatro dimens es inter-relacionadas e simult neas a experi ncia interior individual consci ncia subjetiva pensamentos emo es valores a exterior individual corpo biologia comportamentos observ veis a interior coletiva cultura rela es significados compartilhados e a exterior coletiva ambientes f sicos naturais e constru dos estruturas organizacionais e sistemas que sustentam e ou limitam a vida Wilber Flaherty Handelsman O segundo o reconhecimento de que o ser humano possui diferentes linhas de desenvolvimento que s o relativamente independentes e mutuamente se influenciam cognitiva emocional som tica relacional espiritual dentre outras Wilber Gardner O terceiro se refere estrutura individual de interpreta o da realidade que influencia a maneira como atribu mos significado nossa experi ncia A literatura de desenvolvimento humano adulto Kegan Cook-Greuter demonstra que essa estrutura evolui qualitativamente ao longo do tempo tornando-se progressivamente mais abrangente complexa e capaz de sustentar m ltiplas perspectivas Esses est gios de evolu o foram mapeados e servem de orienta o para a jornada de crescimento O quarto abrange a no o de tipologia Tipos caracterizam padr es conhecidos atrav s dos quais nos reconhecemos e somos reconhecidos no mundo S o estruturas simultaneamente est veis e male veis s quais o adulto pode permanecer condicionado inconscientemente por muito tempo Tipos de personalidade podem evoluir rumo a express es mais livres e saud veis da ess ncia individual Por fim o acesso regular a estados diferenciados de consci ncia um catalisador potente de crescimento quando entrela ado aos outros pressupostos Unindo esses pressupostos com os frameworks que sustentam e mapeiam o desenvolvimento integral fica mais claro o campo de atua o e influ ncia do Coaching Integral o ser humano e seu potencial de amadurecimento Para al m de auxiliar no alcance de metas ou resultados o qu e como o processo investiga Quem esse Ser no mundo Por isso se mostra t o transformador tendo como desdobramentos excel ncia a longo prazo habilidade de definir inten o e comprometimento autocorre o habilidade de enxergar incoer ncias entre ser e fazer entre falar e agir autogera o de recursos internos e externos para enfrentar desafios que se apresentem e desenvolvimento cont nuo Indiv duos aprendem a crescer de modo aut nomo at onde desejarem O Coaching Integral trabalha primordialmente com desenvolvimento vertical a transforma o da pr pria estrutura atrav s da qual interpretamos o mundo e nossa capacidade de tomar m ltiplas perspectivas Por m tamb m fortalece capacidades fundamentais e horizontais como regula o emocional habilidades vocacionais e de comunica o que frequentemente precisam...