Resumo O artigo reflete sobre o aprendizado do profissional de Treinamento e Desenvolvimento T D a partir da pr tica do Action Learning AL destacando a transforma o que ocorre quando o foco do saber t cnico se amplia para o ser humano integral A partir da experi ncia vivenciada em um processo de Certifica o Internacional discuto como a metodologia criada por Reg Revans favorece o desenvolvimento de lideran as humanizadas equipes de alta performance e um aprendizado cont nuo profundo e colaborativo O texto integra conceitos pr tica e reflex es sobre o papel do Action Learning Coach como facilitador do despertar coletivo e da aprendizagem transformacional nbsp O ponto de partida o saber Por muito tempo o profissional de T D foi reconhecido como um especialista no dom nio de t cnicas metodologias e ferramentas Essa dimens o do saber fazer sempre foi essencial e diante de um mundo em constante transforma o o que se espera desse profissional vai muito al m do dom nio t cnico Vivemos um tempo que exige urg ncia e coragem para promover mudan as significativas e positivas nas pessoas e nas organiza es As empresas do s culo XXI buscam oferecer ambientes mais saud veis com foco em bem-estar sa de f sica mental e felicidade no trabalho Esse contexto demanda de n s profissionais de desenvolvimento humano um olhar mais amplo que conecta o conhecimento t cnico consci ncia relacional e o aprendizado cognitivo ao aprendizado emocional Foi a partir dessa percep o que surgiu o interesse pela Certifica o Internacional em Action Learning oferecida pela World Institute for Action Learning WIAL A decis o de mergulhar nesse processo partiu do reconhecimento de que vivemos em um cen rio de constantes mudan as e instabilidade um ambiente que desafia o profissional de T D a buscar pr ticas que favore am rela es mais saud veis colaborativas e produtivas nbsp A travessia do saber ao ser...