Segundo Michael Marquardt em seu livro Optimizing the Power of Action Learning essa metodologia contribui para desenvolver habilidades cr ticas de lideran a para o s culo As organiza es contempor neas n o buscam apenas gestores eficientes mas l deres que combinem habilidades interpessoais e de comunica o com a capacidade de resolver problemas complexos e agir com clareza Elas precisam de profissionais que criem oportunidades aprendam com os fracassos e compreendam o ambiente antes de desenhar solu es Como destaca Collins o verdadeiro l der aquele que entende o problema antes de tentar solucion -lo Diante desse cen rio o Action Learning revela-se n o apenas como uma ferramenta eficaz para resolu o de problemas mas como um poderoso catalisador do desenvolvimento da lideran a O crescimento promovido pelo Action Learning ocorre por meio de um m todo cuidadosamente estruturado no qual o aprendizado surge medida que o grupo busca solu es para um desafio real relevante e urgente Nesse processo a aprendizagem n o um subproduto mdash ela a protagonista Mas para que essa jornada seja produtiva e transformadora h uma figura essencial o Coach de Action Learning ele quem garante a integridade do processo promove reflex es significativas e estimula o pensamento cr tico assegurando que o conhecimento flores a enquanto os problemas se desfazem nbsp Uma das regras fundamentais da metodologia diz O Coach de Action Learning deve intervir apenas quando houver uma oportunidade real de aprendizagem Ou seja o Coach n o participa diretamente da busca por solu es Seu papel o de facilitador mdash ou melhor de guardi o do processo reflexivo e do desenvolvimento do grupo Confesso que primeira vez que ouvi a express o Coach de Action Learning ela me soou um tanto estranha Em minha percep o inicial havia uma certa disson ncia entre os pap is de um lado o Coach profissional que atua no desenvolvimento individual...