icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #149 - Outubro 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Potência do Não Saber: Quando o Action Learning Confronta a Pressa Corporativa  

As organiza es correm como quem atravessa um rio sobre pedras escorregadias cada passo dado s pressas como se a nica meta fosse n o cair Quando tudo velocidade esquecemos que o rio tem profundidade no mergulho da d vida e n o na pressa das respostas que nasce o in dito Na l gica da urg ncia recorremos a solu es conhecidas como abrir uma gaveta de respostas antigas r pidas familiares e ainda assim incapazes de surpreender Otto Scharmer do MIT chama esse h bito de downloading repetir padr es do passado como se fossem garantia de futuro Em resposta a essa l gica limitante Reg Revans f sico e educador criou o Action Learning na d cada de Sua convic o problemas reais pedem mais do que conhecimento t cnico Exigem reflex o coletiva aprendizado social e coragem para sustentar a d vida Mike Marquardt em seu livro O Poder da Aprendizagem pela A o relata um epis dio curioso que ilustra bem essa ess ncia Engenheiros experientes passavam horas debatendo hip teses j conhecidas at que decidiram pedir uma pizza Quando o entregador chegou foi convidado a participar da reuni o Ap s observar em sil ncio lan ou uma pergunta aparentemente ing nua Por que a seta vai do ponto A para o ponto F E se fosse do ponto A para o ponto D A provoca o simples al m de gerar sil ncio desarmou certezas e abriu novas possibilidades nbsp Mais do que uma anedota curiosa essa hist ria mostra que muitas vezes a pergunta mais transformadora vem de quem n...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Da construção de uma nova cultura à virada positiva dos resultados: um bate-bola entre Beatriz Filgueiras e Guilherme Sayegh

Este texto foi escrito a 4 mãos e fundamentado em 8 anos de parceria. Beatriz Filgueiras (Sócia e Consultora da BKSZ Consultoria Empresarial): Guilherme, quando olho para trás e penso no começo da nossa parceria, lembro de 2018 como um momento de virada. Você ingressou na Pita Bread no ano anterior. Como foi chegar como a segunda geração numa empresa familiar, e ainda em... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras no Coaching de Times

Inspiração e contextualização Em seu livro Koinonia: From Hate, through Dialogue, to Culture in the Larger Group (1991), Patrick de Maré explora os processos e dinâmicas pelos quais a microcultura grupal emerge. À medida que as frustrações iniciais de um grupo encontram expressão no ódio, este se transforma, por meio do diálogo, no que os gregos conheciam como "koinonia",... leia mais

16 minutos

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium