Imagine uma comunidade de coaching onde os participantes colocam suas ideias e habilidades a serviço de um objetivo muito maior do que eles próprios ou seus clientes. Uma comunidade onde a sabedoria é ativamente buscada em outras culturas, incluindo os povos indígenas, e onde a natureza é um guia sempre presente para enfrentar as maiores ameaças do nosso tempo.
Bem-vindo ao Climate Coaching Alliance (CCA), um movimento global de mais de 4.000 coaches, psicólogos e outros profissionais que estão profundamente preocupados com a ameaça existencial à humanidade e comprometidos em trabalhar juntos, com os seus clientes, por um futuro em que todas as formas de vida possam prosperar.
Com pouco mais de cinco anos, a CCA já está causando um impacto com seus eventos ao longo do ano, conexões com órgãos de coaching profissional e organizações na esfera climática mais ampla, e iniciativas de seus membros em seis continentes.
Uma lente ecológica mais ampla para o coaching
Fundado em novembro de 2019 por três coaches renomadas (a falecida Alison Whybrow, Josie McLean e Eve Turner), o CCA oferece um espaço para aprender a aplicar uma perspectiva ecológica mais ampla ao coaching. Há três missões inter-relacionadas: transformar nossa prática, transformar nosso impacto e transformar a profissão.
Ao participar do meu primeiro encontro do CCA em 2021, fiquei impressionada com as diferenças em comparação às reuniões tradicionais. O anfitrião começou com um convite aberto a qualquer pessoa que quisesse liderar um exercício de aterramento. Um membro adiantou-se, convidando-nos a fechar os olhos, respirar profundamente e imaginar-nos em uma floresta, ouvindo o canto dos pássaros e as gotas de chuva.
Essa visualização guiada, fez com que eu me sentisse calma , conectada aos outros presentes – a maioria dos quais eram estranhos – e pronta para o que quer que surgisse. Foi minha primeira experiência de como o CCA opera com generosidade, cordialidade e "princípios de sistemas vivos".
Princípios de sistemas vivos
A CCA visa imitar as maneiras como os sistemas vivos se comportam e evoluem, adaptando-se naturalmente e regenerando cada indivíduo , bem como o sistema maior. É gratuito para inscrever-se e os eventos também são sem custos , tornando-o acessível a maior diversidade possível de membros para refletir a respeito da biodiversidade sobre a qual a vida floresce.