Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras.
Mais um ano começou e com ele nossos rituais de renovação de ciclos, desejo de mudanças, renovação de esperanças, e uma grande vontade de atingir uma série de metas que vão ficando pelo caminho da vida.
Para começarmos bem o ano, pensamos em começar com uma pegada mais leve, trazendo reflexões sobre “Ano Novo, Novos Ciclos”.
Pois é, mais leve nada. Refletir sobre alguns pontos que reforçam nossos comportamento repetitivos, sobre quem realmente somos, o que realmente queremos, o que efetivamente nos faz feliz, etc, é um trabalho de uma vida.
Claro que não pretendemos simplificar este processo em um conjunto de cinco artigos, mas sim, te convidar a pensar sobre elementos importantes para começar bem o ano, alinhando mente, coração e espírito.
Para esta missão convidei dez autores, que produziram dez artigos, que vamos apreciar a primeira parte neste dossiê, e a segunda parte em fevereiro. Desta forma, você terá mais tempo para ler, estudar, planejar, buscar apoio e agir.
Há um trecho do desenho Rei Leão, que utilizamos em treinamento até hoje. É um diálogo entre o babuíno Rafiki e Simba.
R – O tempo está estranho, você não acha?
S – É, o vento deve estar mudando.
R – Ahh, mudar é bom...
S – Mas não é fácil. Eu sei o que tenho que fazer, mas se voltar terei que enfrentar meu passado. Eu tenho fugido há tantos anos....
* Rafiki bate com o bastão na cabeça de Simba*
S – Ai, hei.... que história é essa????
R – Não interessa, está no passado.
S – É mas ainda dói....
R – É, o passado pode doer, mas do jeito que eu vejo, você pode fugir dele, ou aprender com ele, entende?
É isso, tempo de aprender com o passado, com os ciclos que se foram, e construirmos novos ciclos mais intencionais.
Para isso, nesse dossiê você terá o prazer de ler Marcos Wunderlich, Gilda Goldenberg, Ricardo Farah, Lara Patrícia Wunderlich e Ermil Mihai Diaconescu.
Aprecie também Ana Pliopas em mais um belo artigo em “Um outro olhar”, Elisa Rosa Prospero com seu artigo “Família e Carreira em Tempos Complexos”, Levi Lourenço em “Ano Novo?”, Rosa Krausz com um artigo profundo sobre a mensurabilidade de resultados no Coaching Executivo e Robson Santarém com mais um conto “Um sábio e um equilibrista”.
Um bom material para você começar vem o primeiro mês do ano.
Te desejo um grande 2025, com muita saúde, foco, energia e coragem para fazer o que precisa ser feito.
Que você tenha uma excelente leitura,
Luciano Lannes
Artigo publicado em 09/01/2025