Você está com a cabeça cheia? Cansada? Está sentindo que falta inspiração e criatividade?
Desacelere, Desconecte, Despreocupe-se
Em meu texto "A Era da Distração", eu falo sobre a dificuldade de nós mantermos o foco no que é importante e prioritário. A tecnologia nos ajuda, mas cada vez mais nos bombardeia de informações e acelera nosso padrão mental.
Vivemos em um mundo onde a distração é a norma. A cada momento, somos sugados para uma infinidade de tarefas, informações e redes sociais que competem incessantemente pela nossa atenção.
Informações de todo tipo ao alcance das nossas mãos, notificações, avisos e atualizações chamando nossa atenção o dia inteiro, 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Embora a tecnologia facilite muito as nossas vidas, ela também pode nos manter em um estado de alerta contínuo, sem pausas ou espaço para reflexão. Quando estamos constantemente em busca de novidades e recompensas rápidas, nossa mente dificilmente consegue descansar. É como se estivéssemos sempre em estado de prontidão, prontos para agir a qualquer sinal de notificação. Esse padrão, no entanto, pode nos exaurir profundamente.
Nosso cérebro adora novidades, adora recompensas e nós temos a bendita necessidade de pertencer (por isso é tão fácil viciar e tão desafiador controlar), mas o custo disso é altíssimo.