Caros amigos e amigas da Revista Coaching Brasil, apresento mais uma edição, a de número 139, com uma continuação do tema da Diversidade, Equidade e Inclusão.
Ter a consciência de que o mundo é pluralidade, diversidade em prosa e verso, é tão óbvio e fundamental para que as bases de uma convivência harmoniosa possam existir, mas a humanidade, claro, uma parcela dela, não cansa de argumentar e agir no sentido de que somos divididos entre melhores e piores. Há milênios construímos sistemas de castas, níveis e desníveis sociais, e quem tem o poder, luta para não perder seus privilégios.
Mas, felizmente, as pessoas estão mais conscientes de seus direitos e os movimentos mundiais contra injustiças sociais, luta contra a pobreza, ganham espaço.
Já tivemos dossiê sobre Segurança Psicológica, sobre Bullying, sobre Assédio, até sobre Liderança Humanizada, pasmem, lembrando que lidamos com seres humanos que precisam ser tratados como tal. Depois falamos sobre ESG e IDGs, reforçando que o tal fim do mundo, (pelo menos para nós), está mais próximo do que imaginávamos, e este fim é uma construção humana.
Na edição 138 trouxemos a Diversidade, Equidade e Inclusão em um riquíssimo dossiê com 11 artigos, e ficou a vontade de trazer casos práticos para mostrar o que está acontecendo nas organizações que se dispõe a implementar uma cultura de DEI.
Foi um desafio correr atrás de quem pudesse escrever, dados os compromissos de final de ano, mas conseguimos trazer artigos importantes que irão contribuir para quem está iniciando ou melhorando seus sistemas de DEI.
Ana Pliopas, que nos encanta com suas dicas essenciais na coluna “Um outro olhar”, traz mais um caso interessante para análise. Recomendo a todos(as) que tenham no Coaching uma de suas atividades, o hábito de ler e reler os artigos desta coluna.
Demitrios em sua coluna “Empreenda&Venda”, nos fala sobre estratégias de vendas para o final e início de ano.
Rosane Schikmann na coluna “GEC e a Excelência em Coaching & Mentoring” fala algo tão importante como o Letramento Emocional.
Levy Lourenço que vem em uma sequência de artigos na coluna “Para Refletir”, fala sobre desacelerar, desconectar e despreocupar-se. Confira.
Recomendo ainda e com alegria, o estudo de mais um artigo de Rosa Krausz, desta vez mostrando como se escolhe um Coach Executivo. Repleto de referências e muito atual, é um artigo importante para coaches que atuem principalmente com organizações.
Desfrute de mais uma edição feita com muito carinho.
Que você tenha uma excelente leitura,
Luciano Lannes
Artigo publicado em 05/12/2024