“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial (IA) era apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia”
T. Ramos (2023)
“Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “.
Terblanche et al. (2022).
A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a respeito de sua potencial contribuição para as diferentes atividades.
Os que atuam na área do Coaching Executivo e Empresarial tem demonstrado, por um lado, um interesse pelo uso da IA nos processos de coaching e, por outro, uma preocupação legítima sobre os efeitos/limitações/distorções que o seu uso indiscriminado poderia causar na eficácia do processo de coaching em si mesmo, na relação coachee/coachee, nos resultados a serem alcançados e nas atividades exercidas pelos coaches como membros de um grupo de profissionais.
Outro aspecto, diz respeito ao temor do coach humano de vir a ser substituído por coaches IA virtuais e seu impacto nos princípios éticos, além de questões relacionadas com sigilo, apoio, empatia, segurança psicológica , aspectos estes que exigem a presença humana.
Rankin (2023) identifica algumas possíveis influências positivas da IA sobre o Coaching Executivo:
# Análise de dados ampliada – A IA tem condições de analisar um volume elevado de dados, disponibilizando informações valiosas para o coach sobre seus clientes, tais como padrões, correlações, tendencias comportamentais. Estas poderão contribuir para personalizar a abordagem e aperfeiçoar o acompanhamento dos avanços do processo de coaching.
# Programas com base em necessidades e preferências individuais, gerando economia de tempo, de custo e de mais foco no processo.
# Assistência virtual ao coaching – automatizar detalhes administrativos como marcar sessões, lembrar da data da sessão, fazer anotações e trazer sugestões com base nestas.
# Análise comportamental e feedback – A IA poderá analisar aspectos verbais e não verbais tais como tom de voz, linguagem corporal e expressões faciais através de vídeos das sessões. Estes dados servirão de base para feedbacks que poderão enriquecer o processo.
# Aprendizagem e desenvolvimento contínuo do próprio coach que entra em contato com seu estilo de comunicação, de escuta, de questionamento através das sessões gravadas em vídeo.
Ramos (2023, p.5) analisa uma possível integração produtiva entre coaching IA e coaching humano e apresenta sugestões dentre as quais ressaltamos as seguintes :
# Automatização das sessões de coaching desde marcação de sessões até transcrição das anotações das sessões.
# Acompanhamento que contribua para mensurar resultados alcançados, bem como a eficácia do processo de coaching.
# Facilitação do crescimento do cliente – Ao produzir simulações, permitirá que o cliente analise várias opções/soluções e aprenda, sem correr riscos, antes de agir.
# Customização/personalização – IA contribui para atender as necessidades específicas de cada cliente.
# Ampliação do acesso ao Coaching - Beneficia um número maior de pessoas.
Além destes aspectos positivos, a autora considera que a “IA poderá revolucionar o Coaching Executivo ao empoderar os coaches para que estes ofereçam aos seus clientes um apoio mais pleno.”