revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #137 - Outubro 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia”

T. Ramos (2023)

“Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “.

Terblanche et al. (2022).


A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a respeito de sua potencial contribuição para as diferentes atividades.

Os que atuam na área do Coaching Executivo e Empresarial tem demonstrado, por um lado, um interesse pelo uso da IA nos processos de coaching e, por outro, uma preocupação legítima sobre os efeitos/limitações/distorções que o seu uso indiscriminado poderia causar na eficácia do processo de coaching em si mesmo, na relação coachee/coachee, nos resultados a serem alcançados e nas atividades  exercidas pelos coaches como membros de um grupo de profissionais.

Outro aspecto, diz respeito ao temor do coach humano de vir a ser substituído por coaches IA virtuais e seu impacto nos princípios éticos, além de questões relacionadas com sigilo, apoio, empatia, segurança psicológica , aspectos estes que exigem a presença humana.

Rankin (2023)  identifica algumas  possíveis influências positivas  da IA sobre o Coaching Executivo:

# Análise de dados ampliada – A IA tem condições de analisar  um volume elevado de dados, disponibilizando informações valiosas para o coach sobre seus clientes, tais como padrões, correlações, tendencias comportamentais. Estas poderão contribuir para personalizar a abordagem e aperfeiçoar o acompanhamento dos avanços do processo de coaching.

# Programas com base em necessidades e preferências individuais, gerando economia de tempo, de custo  e de mais foco no processo.

# Assistência virtual ao coaching – automatizar detalhes administrativos como marcar sessões, lembrar da data da sessão, fazer anotações e trazer sugestões com base nestas.

# Análise comportamental e feedback – A IA poderá analisar aspectos verbais e não verbais tais como tom de voz, linguagem corporal e expressões faciais através de vídeos das sessões. Estes dados servirão de base para feedbacks que poderão enriquecer o processo.

# Aprendizagem e desenvolvimento contínuo do próprio coach que entra em contato com seu estilo de comunicação, de escuta, de questionamento através das sessões gravadas em vídeo.

Ramos (2023, p.5) analisa uma possível integração produtiva entre coaching IA e coaching humano e apresenta sugestões dentre as quais  ressaltamos as seguintes :

# Automatização das sessões de coaching desde marcação de sessões até transcrição das anotações das sessões.

# Acompanhamento que contribua para mensurar resultados alcançados, bem como a eficácia do processo de coaching.

# Facilitação do crescimento do cliente – Ao produzir simulações, permitirá que o cliente analise várias opções/soluções e aprenda, sem correr riscos, antes de agir.

#  Customização/personalização – IA  contribui para atender as necessidades específicas de cada cliente.

# Ampliação do acesso ao Coaching - Beneficia um número maior de pessoas. 

Além destes aspectos positivos, a autora considera que a “IA poderá revolucionar o Coaching Executivo ao empoderar os coaches para que estes ofereçam aos seus clientes um apoio mais pleno.”

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Importância da Ética em Coaching Executivo

“Um Coach eficaz não é apenas um praticante habilidoso, mas  sim um praticante ético, alguém que coloca conscientemente seus valores e sua ética à frente de sua prática profissional”. Jordanou e Hawley  (2021, p.1) Ética pode ser considerada como “uma prática reflexiva que facilita o alinhamento de comportamentos humanos com um senso de retidão e... leia mais

22 minutos

O Coaching Executivo é Mensurável?

“Nem tudo que é relevante para a experiência humana do coaching pode ser realmente mensurável” J.A. Tooth et al. (2013) O Coaching Executivo (CE),  uma intervenção através da qual um coach externo profissional apoia um executivo  no contexto organizacional, emergiu na década dos noventa. Seu rápido crescimento, entretanto, não foi acompanhado pela... leia mais

22 minutos

Como escolher o seu Coach Executivo

O saber fazer perguntas adequadas e produtivas tem sido considerado como uma das competências/capacidades essenciais de um coach executivo. Entretanto, pouco se comenta a respeito da importância do Coachee fazer o mesmo com o Coach, particularmente durante a fase de seleção/contratação de um processo de coaching. Tal questionamento prévio é essencial. Contribui para a construção... leia mais

21 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

“Entretanto há uma concordância generalizada de que, como processo de aprendizagem, o coaching executivo ainda está “construindo sua identidade“ Helen Paige (2002) Embora nos idos de 2002  Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando ... leia mais

23 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium